Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - Marco

Páginas: [1] 2 3 4
1
Trabalhos dos membros / Serra circular feita com pés de um forno
« Online: Maio 13, 2017, 19:12:46 pm »
Ha anos eu tinha aqui em casa os pés de um forno, o forno foi colocado em cima de uma bancada então sobraram os pés.
E eu tinha um motor de 1 1/2cv monofasico dando sopa.
Guardei os pés do forno pensando em fazer uma serra circular um dia.
Recentemente comprei um eixo de serra e um disco de 10 pol widea para dar continuidade ao projeto da serra.
Apesar de ser um projeto muito facil, sem segredos, resolvi colocar aqui no maquinista mesmo assim.

2
Estou tentando reformar uma bomba centrifuga que eu usava em irrigação.
É uma Thebe TH16-AL, 1CV, rotor de alumínio, monoestágio.


Foi usada por 11 anos, e esta parada ha dois anos.


A idéia era trocar rolamentos, selo mecânico, e deixar revisada para quando precisasse trocar alguma em funcionamento. Uso 6 dessas.


Abri a bomba, e apesar de estar cheia de pó de oxidação internamente, depois de uma escovada ficou bonita até. Parece que poderia rodar mais 11 anos.


O bicho pegou na hora de tirar o disco para chegar ao selo mecânico.
Não sai. Parece que soldou.


O disco é rosqueado (rosca no disco) na ponta do eixo.


Já espirrei WD40, já esquentei com o maçarigo GLP, mas ele não quer obedecer.
E agora?

3
Maquinas e ferramentas rurais / Acessórios para roçadeiras.
« Online: Janeiro 09, 2017, 19:52:59 pm »
Que esse tópico sirva para discutir qualquer tipo de acessório para roçadeiras a gasolina.


Estou com uma duvida com relação as laminas para roçadeiras. A Toyama TBC52x vem com uma lamina 3 pontas (255mm com furo 1 polegada) e o carretel de nylon.


Pra colocar lamina de 2 pontas, não achei referencia do diâmetro desse disco. Geralmente as laminas de duas pontas são maiores, 300mm, 305mm, 330mm.


Vai lamina maior mesmo? As de 2 pontas costumam ser maiores que as de 3?

4
Mecânica de automóveis e de motos / Cambios: manuais ou automaticos?
« Online: Novembro 02, 2016, 22:33:03 pm »
Eu nunca tive carro com cambio automatico/automatizado, mas cada vez mais ficam comuns os cambios de preguiçoso e as vezes parece que um dia não vai ter outra opção. Alguns carros hoje já nem tem mais cambio manual.
Afinal, vale a pena? Minha irmã tem um Fit automatico e não quer mais manual.
Ha quem diga que o consumo aumenta muito.
Outros dizem que perde potencia, então a opção fica melhor em motores mais potentes.
Tambem tem a questão da confiabilidade, muitos automatizados deram problemas.


Então, quando daremos adeus ao cambio manual?



5
Ferramentas Manuais de uso Geral / Brocas,soquetes,etc...
« Online: Setembro 30, 2016, 17:16:45 pm »
Seguinte, preciso fazer uns 200 furos em metalon, com broca 3,5mm, pra colocar rebite pop. Acontece que a cada 4 ou 5 furos a broca ta perdendo o corte.
Será muita rotação? Mas broca 3,5mm pode trabalhar com rotação alta. To usando uma furadeira B&D hobby.
Já estraguei 5 brocas, e eu não consigo reafiar broca 3,5mm.

Será que vou ter que trocar os rebite pop por parafusos auto brocantes?

6
Maquinas e ferramentas rurais / O MF misturador
« Online: Setembro 04, 2016, 17:44:18 pm »
Faz algum tempo que eu estou trabalhando em um misturador de substrato para mudas. Atualmente uso uma betoneira, mas alem de ter corroído a bacia da betoneira duas vezes, a mistura não tem ficado homogênea como seria ideal.
Hoje terminei a maquina, e seguem as fotos da coisa.

7
Máquinas estacionárias de uso geral / Pistolas de Pintura
« Online: Julho 24, 2016, 17:07:57 pm »
Minha pistola ar direto não ta funcionando.Está soprando dentro da caneca de tinta, fica borbulhando.A capa de ar esta limpa. Sai ar normalmente pela ponta da capa de ar.Quando aperto o gatilho a agulha recua normalmente, e ao invés da tinta subir, o ar retorna e borbulha dentro da caneca.Alguem sabe alguma dica, já que a capa de ar esta livre? Teoricamente, o fluxo de ar na capa de ar deveria provocar sucção, não pressão.

8
Maquinas e ferramentas rurais / O MF Pulverizador
« Online: Junho 30, 2016, 18:18:28 pm »
Ha algum tempo eu fiz um pulverizador para trator, para limpar o mato na área em torno do meu viveiro de mudas. Funcionou muito bem, e resolvi colocar nesse tópico caso alguem tenha interesse em fazer algo parecido.

9
Máquinas estacionárias de uso geral / Insertos e suportes
« Online: Junho 19, 2016, 13:07:00 pm »

Acho que não tem um topico sobre esse assunto na VF, e eu pouco sei sobre isso.
Então deixo aqui o tópico pra que o assuntos seja abordado quando houver necessidade.
Começo com um vídeo que mostra de forma inicial a formação dos codigos de insertos para usinagem.

https://www.youtube.com/watch?v=Pd00g5QBwW0

10
Estou querendo tirar a valvula termostatica do meu HR.
Conheço os argumentos que não se deve retirar a valvula termostatica.
A função da peça é regular a temperatura do motor, que tem uma faixa ideal de temperatura para trabalhar. Evita que a temperatura fique abaixo do mínimo.

Alegam que a valvula abre quando a temperatura sobe, e de nada ajudaria retirar a valvula.

Ok, não vou discordar.

Mas é sempre assim? Em regiões frias, deve sim ter uma importancia significativa. Mas na Araçatuba do CH, fritando ovo no asfalto o ano inteiro, a valvula faz tanta falta?

Faz falta em todos os veículos? Ha veículos que são conhecidos pelo sistema de arrefecimento um tanto deficientes. A Mitsubishi L200 tem tópicos e mais tópicos sobre aquecimento nos foruns de 4x4 e picapes. Uma busca pela internet e logo se acham relatos de picapes dessas enroscadas em oficinas com problemas de aquecimento. Há relatos de consultor técnico DA FABRICA que retirou a termostatica em picapes com problemas de aquecimento.
Tem até um kit a venda pra melhorar o arrefecimento das L200, o kit gelo. Com helice com mais pás e bomba dágua com maior fluxo.

O fato é que a valvula abre, mas sempre oferece uma certa resistencia ao fluxo do liquido refrigerante. Temperatura baixa aqui na região tropical? Sai com o carro cedo, anda quinze quarteirões e enfia o dedo dentro do radiador pra você ver que geladinho. Fica frio nunca!!!

É mesmo sempre crime tirar a valvula?

Fusca tinha valvula termostatica?

11
Informática / Programa de compras/contas a pagar
« Online: Março 30, 2016, 20:26:34 pm »
Eu estou precisando organizar minhas compras e contas a pagar.
Hoje eu não tenho um acompanhamento das compras, o que eu fiz pedido e o que realmente foi entregue, se faltou algum produto, se o preço que veio é o combinado na compra, se o boleto correspondente chegou, e o agendamento dos pagamentos.

Hoje acontece assim, eu ligo pro fornecedor, faço o pedido, depois de uns dias a mercadoria chega, confiro se tudo que esta na nota veio de fato, jogo no deposito e fim. Os pagamentos são pelos boletos que chegam e vão sendo colocados em uma pasta.
Se eu pedi alguma coisa que faltou no fornecedor, eu percebo na hora de usar, não tem. Se alguma mercadoria mudou o preço, descubro dois meses depois. Se algum boleto não foi enviado ou extraviou nos correios, descubro quando o fornecedor liga dizendo que tem um boleto em aberto.

Preciso organizar essa zona, alguem conhece algum sistema pratico? Algum software, alguma forma de planilhar no excell, ou outra alternativa?

12
Acabamentos / Piso retificado x cimentcola
« Online: Janeiro 22, 2016, 20:58:57 pm »
Estou dando uma trato na casa, e troquei velhos pisos por porcelanato retificado. O azulejista é bom, o piso idem.
O fato é que o piso velho, assentado na antiga tecnica de jogar uma massa sobre o contra piso e depois passar a régua, deixando uma massa perfeitamente plana, que depois era polvilhada com pó de cimento e o piso colocado em cima, resultava em pisos bem planos. Todos exatamente na mesma altura.

A atual tecnica de espalhar cimentcola, passar a desempenadeira e depois colocar o piso em cima, me parece menos precisa. E fica pior porque o cara bate com martelo de borracha e levanta o piso pra lambuzar por baixo do piso com mais massa onde não teve contato total com a argamassa, evitando de deixar ocos sob o piso. Isso tudo torna muito difícil uma nivelamento preciso, bastam 50 gramas a mais de massa pra deixar um piso meio milimetro mais alto que o vizinho.

E o resultado final, principalmente em piso retificado que fica a um milímetro de distancia da borda da lajota vizinha (largura do rejunte), e que tem bordas agudas, é que da pra sentir pequena diferença de nível em alguns pontos, ao passar o pé descalço ou o rôdo.

Em pisos bold, com rejunte largo e bordas arredondadas, certamente o problema deve ser bem menos perceptível.

As tecnicas ficam mais modernas, e o resultado piora.


13
Alvenaria / Umidade em paredes.
« Online: Janeiro 16, 2016, 15:08:40 pm »
Estou aproveitando umas reformas aqui em casa pra ver se melhoro um problema de infiltração de umidade na parede da copa. O azulejista que chamei descascou o roboque e vai dar uma mão de viatop plus e depois rebocar em cima de novo, mas andei vendo muita gente dizendo na internet que usou o sistema e a umidade voltou.

A mesma empresa tem um outro produto, o Keisey, são feitos furos na parte de baixo da parede com uma broca  de 1/2 que são preenchidos com o líquido, os tijolos absorvem e ele tampa os poros, impedindo a umidade de subir.

[youtube]zCcMdi-Z7ds[/youtube]

Alguem tem experiência com isso?

14
Mecânica de automóveis e de motos / Cambios automatizados.
« Online: Janeiro 02, 2016, 14:35:34 pm »
Eu não tenho nem nunca tive carros com cambio automatico/automatizado. Mas eles estão cada vez mais presentes, alguns modelos de carros nem tem mais cambio manual, em outros modelos a venda de automaticos já se aproxima de 50% dos carros vendidos...parece que um dia todo mundo vai ter um.

Minha irmã tem um Ronda Fit automatico 2010. Ta querendo trocar, gostou mais ou menos do Fit, acho que vai pra outra marca. Os carros de outras marcas na faixa de preço mais baixo geralmente são automatizados.

A pergunta é: Os cambios automatizados das diversas marcas, estão valendo a pena? Não da arrependimento?

I-Motion (VW), Powershift (Ford), Dualogic (Fiat) etc...

15
VoIP e Telecomunicações / Acesso remoto via celular
« Online: Dezembro 25, 2015, 16:23:49 pm »
Eu estou querendo acompanhar algumas informacoes pelo celular. Por exemplo, se eu estiver fora e quiser verificar se a irrigacao no meu viveiro foi acionada automaticamente as 12:00.
Uma das hipoteses seria um celular mandar um sms para o meu quando a irrigacao fosse acionada.

Outra opcao seria atraves da internet, de forma parecida com as cameras de seguranca que podem ser acessadas por celular.

Em qualquer caso, eu nao sei como fazer a interface entre o sistema de irrigacao, ou qualquer outro dispositivo, e um celular.

Quem tem sugestoes?

Páginas: [1] 2 3 4
Templates: 3: index (default), Profile (default), GenericMenu (default).
Sub templates:10: init, html_above, body_above, generic_menu_dropdown_above, profile_above, showPosts, profile_below, generic_menu_dropdown_below, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:4: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default), Profile.english (default), Profile.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 558KB (show)
Acertos de cache:8: 0,00084s para 12.371 bytes (show)
Queries usada: 16.

[Mostrar Consultas]