Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - Vaccari

Páginas: [1]
1
Máquinas estacionárias de uso geral / Ajuda furadeira Helmo FB-16
« Online: Dezembro 14, 2018, 12:52:29 pm »
Bom dia.

Há tempos venho acompanhando reformas de furadeiras de bancada antigas aqui no fórum. Estava querendo trocar minha pequena BT1200. Acabei encontrando uma Helmo FB-16 esquecida/empoeirada no canto, adquiri e reformei (desmontei, limpei e remontei).

Sei que aqui têm diversos experts em mecânica e donos de furadeiras similares, portanto venho aqui pedir umas ajudas.

Ontém foi a primeira vez que testei a máquina, que apresentou um barulho/vibração ao acionar a alavanca. Parece que a há um jogo entre a cremalheira e eixo da alavanca. Nos primeiros minutos de teste, tudo parecia normal, até que a vibração começou.

Desmontei a parte do eixo para inspecionar, e percebi que o C-Clip que trava o eixo estava amassado, como se recebesse muita pressão para baixo. De fato, ao instalar o novo mandril, fiz força com a alavanca para pressioná-lo contra um toco de madeira, mas acabei exagerando, pelo visto. Troquei o C-Clip e montei novamente, mas o barulho continua. Os rolamentos também parecem íntegros.

Aliviei um pouco a tensão da correia, parece que melhorou um pouco, mas a vibração continua.

Estou suspeitando que possa ser algo relacionado à fixação da polia ao eixo. Quando comprei, ela veio com esta chaveta ("A" na imagem anexa), que fica bem "solta" quando posicionada no eixo, de maneira que quando o eixo sobe, acaba arrastando a chaveta junto (está bem perigoso). Saquei a polia e notei um furo, e com um saca pino consegui tirar um pedaço de pino elástico que estava lá dentro ("B" na imagem anexa). Este seria o método original de tracionar o eixo, com o uso de um pino elástico? Achei a "canaleta" do eixo muito grande para um pino dessa espessura. Mas não consigo entender como uma chaveta poderia entrar ali sem obstruir o movimento do eixo no sentido Z.



Segue o link do video com a vibração: https://youtu.be/aNL-cN4uWT8

[youtube]https://youtu.be/aNL-cN4uWT8[/youtube]

Portanto, seguem minhas dúvidas para que alguém com mais experiência possa me auxiliar:

1- Como seria o método original de fixar a polia ao eixo do mandril?

2- Alguma suspeita do que pode estar causando esta vibração/barulho?

Obrigado pela ajuda.

Vaccari












Páginas: [1]
Templates: 3: index (default), Profile (default), GenericMenu (default).
Sub templates:10: init, html_above, body_above, generic_menu_dropdown_above, profile_above, showPosts, profile_below, generic_menu_dropdown_below, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:4: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default), Profile.english (default), Profile.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 558KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00135s para 12.372 bytes (show)
Queries usada: 18.

[Mostrar Consultas]