Autor Tópico: Carneiro hidráulico  (Lida 10986 vezes)

Eduardo Toneloto-Moderador

• Master Fucking Ultra Mega
  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • Rio De Janeiro-RJ
    • Ver perfil
    • Gerax Locação de Maquinas e Equipamentos Ltda.
Re:Carneiro hidráulico
« Resposta #30 Online: Julho 18, 2014, 13:55:37 pm »
Creio que na cidade seja inviável, o que você pode fazer é bombar 20% dessa maneira (conforme o Daniel disse) e os demais 80% com bomba elétrica.

Mas é exatamente a idéia! Recalca-se para a caixa de distribuição no 11º andar os 20% do volume e os 80% restantes vão para a cisterna na garagem, a ser bombeadas pelas bombas elétrocas já existentes e que fazem todo o serviço hj. Só aí são 20% de economia em energia.

Uma pergunta...dá para usar em série? Ou seja, a água usada para deslocar ( não é a água deslocada!!!)  e que sai pela válvula para  a atmosfera pode ser canalizada para outro carneiro diretamente, se houver pressão residual, ou é preciso nova queda dágua?

O problema desse sistema é provavelmente o ruido gerado pelo encanamento longo.....
Você descobre que a pimenta é boa quando até o peido arde....

Marcio Ciber

• Aço Carbono
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #31 Online: Julho 18, 2014, 14:01:05 pm »
Tem que ter queda nova. Mas tem um problema aí, esse treco fica "ligado" 24h, essa cisterna vai transbordar uma hora.

Pelo que eu entendo de hidráulica, é preciso energia na entrada do sistema, que é a energia potencial gerada pela diferença de cota entre a fonte e a entrada da água no carneiro. A questão é que a pressão da rede tb tem energia. A pergunta é: a saída de água do carneiro tem que ser livre para a atmosfera ou se pode aproveitar algum residual dela para fazer funcionar outro carneiro em série?

Quanto a transbordar a cisterna, bobagem. Basta colocar a bóia de controle de nível à montante da alimentação do carneiro.
Calma mulher, eu vou consertar! Me dá só mais seis meses!!!

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #32 Online: Julho 18, 2014, 14:05:37 pm »
Tem que ter queda nova. Mas tem um problema aí, esse treco fica "ligado" 24h, essa cisterna vai transbordar uma hora.

Pelo que eu entendo de hidráulica, é preciso energia na entrada do sistema, que é a energia potencial gerada pela diferença de cota entre a fonte e a entrada da água no carneiro. A questão é que a pressão da rede tb tem energia. A pergunta é: a saída de água do carneiro tem que ser livre para a atmosfera ou se pode aproveitar algum residual dela para fazer funcionar outro carneiro em série?

Só se armazenar a agua e acionar outro carneiro mais X metros abaixo do primeiro.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #33 Online: Julho 18, 2014, 14:14:22 pm »
A eu não sei, até pq se pegar a água dessa saída aí ela já vai ter pressão, só que aí vai criar pressão do lado de fora, e isso talvez acabe com o funcionamento da primeira engenhoca. É muita variável kkkkkk. Mas eu chutaria que não dá não, só igual o Marco disse.

Adenilson

• Visitante
« Resposta #34 Online: Julho 18, 2014, 14:29:05 pm »
Rapá, não conhecia este trem não... Resolvido o problema do meu velho para irrigar a horta por gotejamento.... vou fazer isso para ele...

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #35 Online: Julho 18, 2014, 14:56:42 pm »
Gotejamento (com sistema comercial) precisa de água super limpa, e com pouco ferro, senão entope que é uma beleza.

Adenilson

• Visitante
« Resposta #36 Online: Julho 18, 2014, 15:51:45 pm »
Gotejamento (com sistema comercial) precisa de água super limpa, e com pouco ferro, senão entope que é uma beleza.

A ideia é na verdade uma mangueira com pequenos furos.... assim tambem entope?? se entupir então podemos fazer por canais...

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #37 Online: Julho 18, 2014, 17:40:49 pm »
Fazer sistema de irrigação caseiro, pra áreas acima de 300 m2 é mau negócio, ou funciona mal, ou fica mais caro que comprar os componentes no mercado. Áreas pequenas ainda vai.

Seguinte, furo muito fino entope. Furo não muito fino sai muita água, consequentemente se tiver canos um pouco longos, terão que ser grossos devido a vazão grande proporcionadas pelos furos. Cano grosso custa caro. Alem disso, furo grosso faz uma poça d'agua logo, então o ciclo de rega tem que ser curto, abre a água e logo fecha, e isso geralmente complica o manejo se a rede for grande, fica um abre e fecha interminável. Tambem no caso de áreas grandes, se a vazão dos furos é grande, fica impossível molhar muita área simultaneamente porque o fluxo de água fica muito grande, então acaba sendo necessário molhar pequenas áreas cada vez, o que torna o trabalho grande demais. Geralmente toda tentativa de economizar fazendo irrigação em casa é um desastre, até porque componentes de irrigação são baratos.
irrigação é uma coisa tecnica, que precisa projeto pra não se arrepender. E 98% dos sistemas de irrigação são mal projetados, mesmo quando adquiridos de lojas, você não imagina as barbaridades que lojas fazem. certa vez uma loja renomada aqui na região vendeu um sistema de gotejamento para limão que o produtor usava água de açude, metade dos 10.000 gotejadores entupia na segunda, a outra metade na terça.

Mas se vai ser pequeno, pode até funcionar.

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #38 Online: Julho 18, 2014, 17:43:11 pm »
Um furo de 0,5mm não goteja, esguicha. Gotejadores tem furos de alguns microns, com um labirinto antes do furo, pra reter partículas, além de um excelente sistema de filtragem no início do sistema, e se a agua contiver oxido de ferro (bem frequente), pode ser utilizado acido fosforico na água pra limpar os depositos de oxido.

Se for horta domestica, da pra fazer, mas vai ser esguichamento, não gotejamento.

Mas se é pequeno, um ou dois aspersores molha tudo, e coloca rapidinho,pra que gotejar?
« Última modificação: Julho 18, 2014, 17:50:48 pm por Marco »

Prof. Carlos Henrique

• Araçatuba - SP
    • Ver perfil
« Resposta #39 Online: Julho 18, 2014, 18:54:53 pm »
eu ia sugerir para o adenilson usar aspersores instalados estrategicamente, terminou de molhar nó fechar a alimentação para os aspersores!

é mais negócio!
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #40 Online: Julho 18, 2014, 19:08:41 pm »
Isso, estica um arame uns 2,0m acima do chão, prende uma mangueira de irrigação nele (aquela que tem uma listinha azul), depois é só espetar nela os microaspersores pendurados em 25cm de tubo flexível. monta em 10 minutos, custa 1,20 cada aspersor e 1 real o metro de mangueira. precisa de 20 mca de pressão, a agua da rua aqui em casa chega com 40 mca. é só abrir a torneira.

Sandro_Ventania

• Aço Inox
  • Rio das Ostras - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #41 Online: Julho 18, 2014, 22:18:49 pm »
Rapá, não conhecia este trem não... Resolvido o problema do meu velho para irrigar a horta por gotejamento.... vou fazer isso para ele...

Opaaa!  Concretiza-se nesse momento a finalidade deste tópico...Obrigado!!
"Nós somos a consequência do que pensamos"

GYO

• Aço Inox
  • Katuete, Paraguay
    • Ver perfil
« Resposta #42 Online: Julho 19, 2014, 21:04:13 pm »
Algumas fotos da minha ingenhoca.

Tenho que faze um furo mais grosso nesse bloco de concreto pra fixa bem.
tambem vo trocar a mola.

aqui a agua bombeada a dois metros mais alto que a mina(a caixa de agua tava com agua pela metade.

(agora espera segunda feira pra compra as peça que falta)
La garantia soy yo!

Sandro_Ventania

• Aço Inox
  • Rio das Ostras - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #43 Online: Julho 20, 2014, 17:02:59 pm »
    Alguém tem idéia se o tamanho do reservatório tem alguma influencia no desempenho?
   Eu penso que sim, mas vejo de todos os tamanhos!
"Nós somos a consequência do que pensamos"

Prof. Carlos Henrique

• Araçatuba - SP
    • Ver perfil
« Resposta #44 Online: Julho 20, 2014, 17:06:35 pm »
se a diferença de desnível for pouca compensa fazer o reservatório maior para que a água tenha maior "peso" e o carneiro funcione melhor!
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00091s para 12.387 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]