Autor Tópico: Amplificador Linear MAC 120 L  (Lida 9785 vezes)

Daniel

• Administrador
  • Aço Inox
    • Ver perfil
Amplificador Linear MAC 120 L
« Online: Março 26, 2015, 21:41:51 pm »
Cheguei a conclusão que em razão a minha localização geográfica precisava de mais putença, aí descolei um amplificador desses valvulados no ML por um preço bem camarada, por volta de 200 reais. Veio de perto, de Volta Redonda, o frete foi barato e chegou rápido.

Mas enfim, de cara fiz uma limpeza, lavei as válvulas com água e sabão dei uma faxina geral. Liguei pra testar... o galvanometro não marcava nada. Testei e vi que o problema era do próprio galvanômetro. Adaptei outro no lugar provisoriamente e voltei ao teste. Consegui sintonizar e fiz uma transmissão de teste em AM, a portadora era ripple de 60 Hz puro.

Mudei pra SSB, consegui falar com um cara em Manaus, que me disse que o sinal estava chegando forte porém com audio esquisito. Troquei todos os capacitores, pois era de se esperar que estivessem ruins. A data de fabricação do equipamento é Junho de 1981.

A qualidade de montagem do negócio é péssima, as soldas parecem que foram feitas por um macaco bêbado. Tive que refazer todas. Um detalhe é na parte de alta tensão havia 3 eletroliticos em série, e um deles estava soldado com a polaridade invertida. Ou seja, um defeito de fábrica.

Tudo consertado, liguei de novo... me contestou um cara de Uruguaiana, e em seguida outro de Natal. Ambos reportaram áudio "cristalino" e sinal forte.

A emissão das válvulas parece boa, embora eu não tenha levado ainda no Dudu Totó para ele medir. O problema é que ela usa duas válvulas de saída horizontal de TV, a 6JB6, que hoje é impossível achar até mesmo nos EUA. Entretanto, parece que dá pra adaptar a 6148 no lugar, e essa ainda fabrica até hoje, além de ser válvula específica para radiotransmissão.

« Última modificação: Março 26, 2015, 21:46:42 pm por Daniel »
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
Re:Amplificador Linear MAC 120 L
« Resposta #1 Online: Março 26, 2015, 21:44:10 pm »
 ic3 ic3 ic3

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 26, 2015, 21:47:49 pm »
Eu escutei daqui, minha obturação no dente deu S9.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Daniel

• Administrador
  • Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Março 26, 2015, 21:48:05 pm »
Embora não seja obrigatório, estou utilizando acoplador entre o rádio e o linear.

Fernando Imme

• Aço Inox
  • Blumenau-SC
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Março 26, 2015, 21:50:03 pm »
qdo for fazer esses testes da um alô aqui com antecedência

S.A ou S.C

• Aço Inox
  • Rio de Janeiro
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Março 26, 2015, 22:00:12 pm »
finalmente teremos a resposta à pergunta: "estamos sozinhos no universo?"

CADEIA PRO MOLUSCO, PRA GILMA E PRA VC QUE TÁ COM PENINHA DELES
E TÁ CHEGANDO A HORA!!!!

Sandro_Ventania

• Aço Inox
  • Rio das Ostras - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Março 26, 2015, 22:01:13 pm »
Cheguei a conclusão que em razão a minha localização geográfica precisava de mais putença, aí descolei um amplificador desses valvulados no ML por um preço bem camarada, por volta de 200 reais. Veio de perto, de Volta Redonda, o frete foi barato e chegou rápido.

Mas enfim, de cara fiz uma limpeza, lavei as válvulas com água e sabão dei uma faxina geral. Liguei pra testar... o galvanometro não marcava nada. Testei e vi que o problema era do próprio galvanômetro. Adaptei outro no lugar provisoriamente e voltei ao teste. Consegui sintonizar e fiz uma transmissão de teste em AM, a portadora era ripple de 60 Hz puro.

Mudei pra SSB, consegui falar com um cara em Manaus, que me disse que o sinal estava chegando forte porém com audio esquisito. Troquei todos os capacitores, pois era de se esperar que estivessem ruins. A data de fabricação do equipamento é Junho de 1981.

A qualidade de montagem do negócio é péssima, as soldas parecem que foram feitas por um macaco bêbado. Tive que refazer todas. Um detalhe é na parte de alta tensão havia 3 eletroliticos em série, e um deles estava soldado com a polaridade invertida. Ou seja, um defeito de fábrica.

Tudo consertado, liguei de novo... me contestou um cara de Uruguaiana, e em seguida outro de Natal. Ambos reportaram áudio "cristalino" e sinal forte.

A emissão das válvulas parece boa, embora eu não tenha levado ainda no Dudu Totó para ele medir. O problema é que ela usa duas válvulas de saída horizontal de TV, a 6JB6, que hoje é impossível achar até mesmo nos EUA. Entretanto, parece que dá pra adaptar a 6148 no lugar, e essa ainda fabrica até hoje, além de ser válvula específica para radiotransmissão.

Muito bom.
   Se as válvulas ainda estiverem boas, acima de 50% não precisa se preocupar, vai durar muito ainda.
   Só para esclarecer...voce quis dizer válvulas 6146. As fabricadas hoje em dia são fabricadas na china...qualidade duvidosa. mas ainda é possivel conseguir de estoque antigo.
"Nós somos a consequência do que pensamos"

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Março 26, 2015, 22:03:05 pm »
Dudu deve ter no estoque.

Paulo Santoro Osorio

• Aço Inox
    • Ver perfil
Marreta - " Ferramenta de precisão"

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Março 26, 2015, 22:09:17 pm »
credo

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Março 26, 2015, 22:13:43 pm »
Até vulva é mais barato...

Daniel

• Administrador
  • Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Março 26, 2015, 22:16:33 pm »
O Ivan vende o par da 6JB6 por 400, e da 6146 por 200. Sendo que a 6146 acha por aí de balde ainda.

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Março 26, 2015, 22:18:32 pm »
Porque não comprei um monte dessas em 1980?

Daniel

• Administrador
  • Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Março 26, 2015, 22:21:03 pm »
O que faz essas válvulas hoje serem tão caras é o simples fato de que a maioria das lojas de eletrônica colocou tudo no lixo quando a procura por elas cessou. Poucos tiveram a preocupação de repassa-las para vendedores especializados.

Mauro Lúcio Gonçalves

• Aço Carbono
  • Bocaiuva - Minas Gerais
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Março 26, 2015, 23:18:27 pm »
  Uai aí você me animou, tenho uma mac s 200 com o transistor queimado, nem animei comprar pelo prêço que pedem por aí, nesse caso vou por a bichinha pra falar, ela usa mrf 454 ou 2sc2290.

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00094s para 12.400 bytes (show)
Queries usada: 16.

[Mostrar Consultas]