Autor Tópico: Calandra de perfis.  (Lida 13669 vezes)

Lorenzo Ferrari

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.770
  • Vitória / Ponta Grossa
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #15 Online: Março 31, 2015, 19:10:54 pm »
mas aí vc vai cagar com a tempera, a superficie vai ficar mais mole, pode degastar mais o pinhão

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #16 Online: Março 31, 2015, 19:13:32 pm »
Tem pinhao de 1045 cru pra comprar, mas eu quis economizar uns trocos e usei os de titan.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #17 Online: Março 31, 2015, 19:14:37 pm »
mas aí vc vai cagar com a tempera, a superficie vai ficar mais mole, pode degastar mais o pinhão
Depois, têmpera novamente. Inserto é caro :)))

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #18 Online: Março 31, 2015, 19:19:37 pm »
Não acho que esse uso precisa ser temperado. Conheço maquina rodando uma, duas horas por semana, com pinhão 1045 sem tempera e dura um bom tempo. Gasta, mas demora.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #19 Online: Março 31, 2015, 19:28:42 pm »
Tambem creio que a tempera não seja tão necessaria assim pra esse uso.

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.408
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #20 Online: Março 31, 2015, 19:30:06 pm »
Baum sofreu um pouco mas a tua vai durar mais agora. :)))

Lorenzo Ferrari

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.770
  • Vitória / Ponta Grossa
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #21 Online: Março 31, 2015, 19:32:02 pm »
Tambem creio que a tempera não seja tão necessaria assim pra esse uso.

realmente, pensei que fosse usar igual na moto, ou algo do tipo. nao tinha visto a foto la de cima. rsrs
assim não deve ter problema mesmo

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #22 Online: Abril 03, 2015, 17:17:38 pm »
Seguinte, cabei e testei.
Queria testar um metalon quadrado 40x40 na chapa 16, mas só tinha na oficina 30 x 30 chapa 16 (1,5mm), então foi esse mesmo.
Envergar, envergou. Mas no início e no final do curso, no ponto onde a polia central empurra o metalon, amassou. Tambem o perfil, que era quadrado, deforma um pouco as laterais e fica levemente forma de barril.





Ainda assim é possível usar, tem que cortar fora 20 cm inicial e final do metalon, onde ficou mordido.

Tentei tambem envergar um ferro chato DE LADO, do jeito mais difícil, mas ele espirra fora da polia. Acho que tem que ser polia com canal pra encaixar o ferro chato quando for envergar no sentido da maior largura.

Ferro chato de barriga, ou ferro quadrado maciço é moleza.

Eu já tinha envergado tubo redondo em calandra, e vai bem, mas com polias formato meia cana pra encaixar o tubo. Tô achando que pra cada perfil que for curvar tem que ter uma polia com o formato do perfil.

« Última modificação: Abril 03, 2015, 17:20:15 pm por Marco »
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.408
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #23 Online: Abril 03, 2015, 17:29:32 pm »
Mas tu apertou duma vez só o troço? Indo aos poucos não ví dobrar aqui perto. A parte interna do perfil quadrado fica curva pra dentro...

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #24 Online: Abril 03, 2015, 18:09:57 pm »
meia volta no fuso cada vez.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #25 Online: Abril 03, 2015, 18:20:54 pm »
A distancia das roldanas inferiores influi no resultado final, maior distancia mais facil curvar mas para curvaturas de raio reduzido não serve. Por ser manual creio que prejudicou a curvatura das pontas e amassou porque tem que pressionar e depois girar. Um motorizada pode regular a pressão e com a calandra girando se coloca a chapa o que diminuiria a chance de amassar o metalon. Manualmente voce pode fazer isso tambem mas tem que fazer mais força para iniciar a passagem  do metalon.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #26 Online: Abril 03, 2015, 18:36:53 pm »
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=a5jCIgzDSU8[/youtube]

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #27 Online: Abril 03, 2015, 18:38:31 pm »
Sim.
Isso deve variar de acordo com as condições, por exemplo, outro tipo de metalon pode não apresentar o problema. Desprezar a ponta não é o fim do mundo, já que esse tipo de calandra não curva a ponta do tubo, entre a polia central e a do final. Então se você quer um arco perfeito, tem que cortar os extremos mesmo.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #28 Online: Abril 03, 2015, 18:44:54 pm »
Outras coisas que avaliei. A corrente é necessária, sem ela, com tração em uma polia só, patina muito. O eixo 17 mm não pareceu fino, na verdade o metalon 30x30 na 16 aparentemente não forçou grande coisa a maquina, nessa distancia entre eixos (320mm entre as duas polias externas).
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

ALF

  • Titânio
  • *****
  • Mensagens: 13.527
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #29 Online: Abril 03, 2015, 18:53:01 pm »
Mesmo assim está muito bom, pegando a manha pode até melhorar.

 

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:13: 0,00204s para 12.395 bytes (show)
Queries usada: 19.

[Mostrar Consultas]