Autor Tópico: Calandra de perfis.  (Lida 12367 vezes)

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #30 Online: Abril 03, 2015, 18:57:30 pm »
A tração nas duas polias vai fazer diferença.

Ivan de Sousa Neto

  • Aço Carbono
  • ***
  • Mensagens: 680
  • Campinas - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #31 Online: Abril 03, 2015, 20:26:27 pm »
Marco, parabéns !!! A sua idéia de utilizar o pinhão de moto foi muito boa.
Ivan de Sousa Neto/Campinas-SP

Se não ficar bom, tento novamente.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #32 Online: Junho 26, 2015, 19:25:49 pm »
Uma coisa que estava pesquisando era a velocidade mais usada em calandras de chapas com capacidade 1/8"x1000mm. Não encontrei nada de muito concreto. Se alguém souber ou tiver alguma que possa informar agradeço. A velocidade pode ser medida por exemplo com uma chapa de 1metro comprimento ou mais e observar quantos segundos a calandra  leva para "puxar" a chapa do inicio ao fim.

ALF

  • Titânio
  • *****
  • Mensagens: 13.526
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #33 Online: Julho 16, 2015, 19:13:44 pm »
Calandra pequena aberta para manutenção, bom que dá ideia para futuras construções.






ALF

  • Titânio
  • *****
  • Mensagens: 13.526
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #34 Online: Janeiro 07, 2016, 21:33:11 pm »
Tem usado, como está o funcionamento ?

Prof. Carlos Henrique

  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • **********
  • Mensagens: 15.621
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #35 Online: Janeiro 08, 2016, 10:57:07 am »
tá mais pra uma perfiladora do que uma calandra!!!


a caixa redutora ajuda demais!
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

ALF

  • Titânio
  • *****
  • Mensagens: 13.526
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #36 Online: Janeiro 11, 2016, 18:30:58 pm »
 curtir curtir curtir

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #37 Online: Julho 29, 2016, 13:39:41 pm »
Bom, estou trabalhando em um misturador de substrato, e hoje fui fazer as 4 helices internas.
Pra isso pretendia usar a calandra de perfis pra fazer arcos com ferro chato 1 1/4" x 1/4", sendo que os 2 menores deveriam ficar com 460mm de diâmetro.





Não foi possível terminar o primeiro, deu problema ao ficar com mais ou menos 60 cm de diâmetro.


A primeira coisa que observei é que o esforço de curvatura aumenta muito quando o raio diminui. A curvatura inicial, com raio bem grande, foi moleza. A medida que foi ficando mais curvado, o esforço foi ficando sério.


Nesse tamanho da foto, uns 600mm de diâmetro, ficou muito duro de girar a alavanca, praticamente impossível. Desapertei o fuso da curvatura, e mesmo sem apertar estava muito difícild e girar. Tirei fora o ferro chato, e mesmo sem material pra curvar a alavanca não girava mais. Conclusão, o rolamento estourou sob o esforço radial.






Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #38 Online: Julho 29, 2016, 13:43:34 pm »
-Primeiro, as polias em ferro fundido funcionam, mas acredito que seriam melhores em 1045 ou outro aço, porque quando o esforço fica violento, há risco de lascar o FoFo nos cantos onde atrita com o material curvado.


-Segundo, pra curvar um ferro desses, a força na alavanca não é tão grande, mas o material tem que passar 50 vezes vai-e-vem pela calandra, e se você tiver que fazer 4 peças, são 200 vezes, é uma academia. Deve ter motor!!



-Terceiro, se vai curvar algo um pouco mais resistente, é melhor providenciar mancais bem exagerados.
« Última modificação: Julho 29, 2016, 13:56:40 pm por Marco »
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.407
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #39 Online: Julho 29, 2016, 13:46:26 pm »
Poxa 1/4 é triste e ainda de quina assim. Pq não pode ser com 1/8?

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #40 Online: Julho 29, 2016, 13:57:11 pm »
Porque eu queria tornar resistente a corrosão. De 1/4 iria demorar pra comer.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #41 Online: Julho 29, 2016, 13:57:44 pm »
Curvaria na boa se o diâmetro final fosse de 1 metro.


Só que agora ferrou o trabalho no misturador, tudo parado até resolver o problema.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Prof. Carlos Henrique

  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • **********
  • Mensagens: 15.621
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #42 Online: Julho 29, 2016, 14:14:28 pm »
deixa ver!!!

tu fez as polias rolamentadas em vez de buchas?

acho que pra esse tipo de trabalho teria que ser
rolamentos de agulha


sim!! é uma academia, tem que ir no vai e volta para
moldar na boa, com menos vai e vem só sistema hidráulico


não deveria usar barras mais longas e depois de atingir a
curva desejada cortar no tamanho certo?




separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #43 Online: Julho 29, 2016, 14:45:43 pm »
Curioso, acabei de desmontar.
O mancal de uma das polias está perfeito, suportou sem problemas.
No mancal que abriu o bico, o rolamento pifado é o de trás, o rolamento junto da polia não estourou, estourou o rolamento sob menor esforço. Ta travadaço e não estragou o espaçador, as esferas estão todas no lugar.


Não é primeira linha.
« Última modificação: Julho 29, 2016, 14:47:20 pm por Marco »
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Calandra de perfis.
« Resposta #44 Online: Julho 29, 2016, 14:56:21 pm »
É Carlão, acho que o jeito é mudar os dois mancais pra bucha. Vou ter que fazer 4 buchas e dois eixos novos no torno. Eixos bem mais grossos pra distribuir a carga na bucha.


E depois acoplar um motor na bagaça.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

 

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:11: 0,00135s para 12.388 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]