Autor Tópico: Corte de chapa de inox  (Lida 5270 vezes)

ZeDoChip

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 3.413
  • João Pessoa
    • Ver perfil
Corte de chapa de inox
« Online: Janeiro 10, 2016, 21:23:22 pm »
então, como alguns sabem eu to querendo fazer um gerador de hidrogenio, já tenho tudo, o problema é cortar as chapas, na tesoura de aviador até que vai, mas e complicado, primeiro pq é muito dura, depois pq da umas mastigadas e o acabamento não fica legal...

posso usar um disco diamantado de serra marmore ? tirando a guilhotina, qual seria a melhor ferramenta pra usar ?
« Última modificação: Setembro 05, 2016, 23:15:41 pm por Eduardo Toneloto-Moderador »
Se o malandro soubesse as vantagens de ser honesto, seria honesto por malandragem.

Marcio Ciber

  • Aço Carbono
  • ***
  • Mensagens: 425
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #1 Online: Janeiro 10, 2016, 21:29:20 pm »
Cara...eu comprei um cortador adaptável à furadeira e até me surpreendi de ver como corta bem! Mas tem diversas limitações e a espessura para o inox é, se não me engano, de 1,5 mm no máximo. Tb "come" uma parte do material, uns 3 ou 4 mm, portanto é preciso deixar uma margem. Por outro lado, se vc conseguir fazer uma base e adaptar na furadeira de coluna, acho que fica show!!!
Calma mulher, eu vou consertar! Me dá só mais seis meses!!!

Ademir

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 4.114
  • Imbituba, SC
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #2 Online: Janeiro 10, 2016, 21:31:54 pm »
Esmerilhadeira e disco de 1mm.

Marcio Ciber

  • Aço Carbono
  • ***
  • Mensagens: 425
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #3 Online: Janeiro 10, 2016, 21:40:13 pm »
O problema do disco de corte de 1mm é que é bem perigoso, quebra relativamente fácil...onde eu trabalho foi sumariamente proibido o uso. E acidente com disco na esmerilhadeira, meu chapa, é que nem pisada de elefante: Se pegou, já era...
 
Calma mulher, eu vou consertar! Me dá só mais seis meses!!!

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.407
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #4 Online: Janeiro 10, 2016, 21:59:53 pm »
Esse disquinho aí é mó bagulho kamikaze. Tenho um aqui inteiro que compraram errado, qualquer hora que lembrar dou uma marretada e jogo no lixo. Já tenho medo do normal, imagina desse.

Paulo Santoro Osorio

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.445
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #5 Online: Janeiro 10, 2016, 22:35:59 pm »
pourra.....nem me fale....uso aquele norton BNA12 direto....... ::0)) ::0)) ::0))

Já risquei da lista.... :P

Marreta - " Ferramenta de precisão"

Prof. Carlos Henrique

  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • **********
  • Mensagens: 15.621
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #6 Online: Janeiro 10, 2016, 22:39:19 pm »
então o cara que usa pra cortar é um tapado pq com jeito dá pra cortar muita coisa

corto até chapa de 10-12mm tranquilamente, só deixar o disco trabalhar.


apesar de ter a plasma uso muito ainda os disquinhos.
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Prof. Carlos Henrique

  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • **********
  • Mensagens: 15.621
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #7 Online: Janeiro 10, 2016, 22:40:55 pm »
pourra.....nem me fale....uso aquele norton BNA12 direto....... ::0)) ::0)) ::0))

Já risquei da lista.... :P



mas esse disco tem tela reforçada, é muito bom!
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Marcio Ciber

  • Aço Carbono
  • ***
  • Mensagens: 425
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #8 Online: Janeiro 10, 2016, 22:45:37 pm »
Trabalhar ele trabalha muito bem, CH! Faz um corte rápido, limpo, preciso, pouca sujeira. Só que qualquer vacilo, qualquer torção na máquina, já era! Esmerilhadeira NÃO FOI FEITA para ser ferrramenta de precisão. Ademais, o resultado do corte com o disco de espessura normal não é tão pior que o feito com o disco fino, mas é bem mais seguro.

Calma mulher, eu vou consertar! Me dá só mais seis meses!!!

Prof. Carlos Henrique

  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • **********
  • Mensagens: 15.621
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #9 Online: Janeiro 11, 2016, 10:28:43 am »
já acho mais seguro no disco fino de 115mm, tem anos que já uso assim.


claro que uso todos os epis e escudo facial sempre.
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Daniel

  • Administrador
  • Aço Inox
  • ******
  • Mensagens: 3.646
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #10 Online: Janeiro 11, 2016, 12:59:52 pm »
Esse disco fino parece bastante perigoso, mas na prática (desde que não abuse dele utilizando para desbaste) tenho notado que as chances de parti-lo são as mesmas ou até menores que o mais grosso. Já tem uns 8 anos que não compro mais do outro. Tenho utilizado inclusive para chapas mais grossas como as que o CH citou, e também dura mais que o disco mais grosso para uma mesma extensão de corte.
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

Paulo Santoro Osorio

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.445
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #11 Online: Janeiro 11, 2016, 14:52:22 pm »
Esse disco fino parece bastante perigoso, mas na prática (desde que não abuse dele utilizando para desbaste) tenho notado que as chances de parti-lo são as mesmas ou até menores que o mais grosso. Já tem uns 8 anos que não compro mais do outro. Tenho utilizado inclusive para chapas mais grossas como as que o CH citou, e também dura mais que o disco mais grosso para uma mesma extensão de corte.

além de não desperdiçar o material......disco grosso deixa uma "canaleta" no corte considerável.
Pra pequenas peças não serve mesmo.


Quando o tempo aperta, e fora a trabalheira que é parar pra trocar discos, tenho usado este:

As rodas do outro tópico foram feitas com ele, do corte do miolo até o acabamento fino da solda. Boa opção.

« Última modificação: Janeiro 11, 2016, 14:59:37 pm por Paulo Santoro Osorio »
Marreta - " Ferramenta de precisão"

Paulo Santoro Osorio

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.445
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #12 Online: Janeiro 11, 2016, 14:58:39 pm »


Marreta - " Ferramenta de precisão"

Alex_Borges_br

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.187
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #13 Online: Janeiro 11, 2016, 15:29:09 pm »
uso e abuso do disco de 1mm

requer os mesmo cuidados que o disco normal. perigoso é o sujeito ficar na oficina de chinela havaiana, cigarro no canto da boca e sem oculos de proteção


O problema do disco de corte de 1mm é que é bem perigoso, quebra relativamente fácil...onde eu trabalho foi sumariamente proibido o uso. E acidente com disco na esmerilhadeira, meu chapa, é que nem pisada de elefante: Se pegou, já era...

Ademir

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 4.114
  • Imbituba, SC
    • Ver perfil
Re:corte de chapa de inox
« Resposta #14 Online: Janeiro 11, 2016, 15:37:45 pm »
Esse disquinho aí é mó bagulho kamikaze. Tenho um aqui inteiro que compraram errado, qualquer hora que lembrar dou uma marretada e jogo no lixo. Já tenho medo do normal, imagina desse.

Eu acho o "normal" muito mais perigoso que esse fino, o estrago que ele faz ao estilhaçar é proporcional à sua massa, então...

 

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00108s para 12.387 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]