Autor Tópico: Peças pra instalação de ar condicionado no fusca  (Lida 5629 vezes)

Daniel

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #15 Online: Janeiro 31, 2016, 10:50:12 am »
o tonela mostrou esses dias um esticador de correia que o cara la do fuscanet fez, ficou um negocio bem simples, prende ali na base do suporte do dinamo.
ficou bem mais compacto que esse que o dani fez, mas como no caso do dani tem o compressor do ac a mais, não sei se precisava ter feito essa extensão toda aí.

São duas correias, Lorenzo. Nas primeiras fotos aparece a sobrepolia que será instalada na polia do virabrequim. Se colocasse na base do alternador o esticador ficaria no caminho da correia do alternador. A posição do esticador no caso também contribui para que a tensão da correia fique no sentido dos prisioneiros, para que com o funcionamento do conjunto não tenda a saca-los. É evidente que teria sido muito mais fácil fazer o compressor escamoteável, acontece que esse fusca 1962 que era originalmente 1200 tem muito menos espaço no cofre do motor que os fuscas após 1965. Não dá pra chegar o compressor um pentelho pra cima, nem pro lado, nem pra frente.
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

Daniel

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #16 Online: Janeiro 31, 2016, 13:58:21 pm »
Fabricio acabou de me enviar a imagem da instalação:


screen shot pc
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

MGJunkes

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #17 Online: Janeiro 31, 2016, 15:02:31 pm »
Faz uns kits de instalação de A/C pra fuscas (e similares) pra vender!
A necessidade é a mãe da invenção e a preguiça é a mãe da tecnologia! rsrsrsrs

Davi-Moderador

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #18 Online: Janeiro 31, 2016, 16:10:03 pm »
Esse suporte lembra uma empresa de maquinas agrícolas que trabalhei..a cada maquina era um suporte diferente..depois quebrava aquilo la no meio do mato e o cliente tinha que mandar fotos,pra sabermos qual dos milhares de modelos,era o dele.... :))) :))) :)))
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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #19 Online: Janeiro 31, 2016, 16:13:21 pm »
 :))) :))) :)))
CADEIA PRO MOLUSCO, PRA GILMA E PRA VC QUE TÁ COM PENINHA DELES
E TÁ CHEGANDO A HORA!!!!

HelioRibeiro

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #20 Online: Janeiro 31, 2016, 16:33:31 pm »
Dani, compressor de Subaru ou só impressão minha?

Lorenzo Ferrari

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #21 Online: Fevereiro 01, 2016, 00:33:51 am »
dani, não rola de usar uma correia só pra esse negocio todo não? nesse mesmo que eu tinha falado antes do fuscanet, o cara vende o esticador mas também as polias novas, usa uma correia poli v parece, e dessa deve ter de todo tamanho pra comprar por aí.

Paulo Santoro Osorio

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #22 Online: Fevereiro 01, 2016, 05:23:40 am »
Problema é o espaço.
qualquer coisa e não fecha a tampa.


aliás....pra quê tampa ?




maravilha o sofrimento do mancal desse alternador
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André KRT

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #23 Online: Fevereiro 01, 2016, 08:54:06 am »
Pra quem ama o fusquinha, esse mod ficou ANIMAL! Ultimate Sleeper. 47min, assista com tempo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hpb2Him9CUo[/youtube]
Aramis Gambiarr8!

Daniel

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #24 Online: Fevereiro 01, 2016, 11:39:19 am »
dani, não rola de usar uma correia só pra esse negocio todo não? nesse mesmo que eu tinha falado antes do fuscanet, o cara vende o esticador mas também as polias novas, usa uma correia poli v parece, e dessa deve ter de todo tamanho pra comprar por aí.

Não porque a rotação do compressor tem que ser mais baixa que a do motor. Com o motor a 4.000 RPM, o compressor tem que girar a uns 3.000-3.200, no máximo. Pra isso teria que colocar uma polia no compressor ainda maior que a do virabrequim, o que seria totalmente inviável pelo espaço ocupado além de não existir comercialmente, pois as polias de compressor são sempre do mesmo tamanho.
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

Daniel

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #25 Online: Fevereiro 01, 2016, 11:42:52 am »
Dani, compressor de Subaru ou só impressão minha?

É um compressor universal com 8 orelhas de fixação (embora tive que serrar uma delas para não pegar no distribuidor, a dianteira superior direita). Esse modelo não tem aplicação específica, é utilizado em alguns carros de diversas marcas e também em refrigeração de transportes. Pra facilitar as coisas normalmente se pede como "compressor de Santana", mas ele não é exclusivo do Santana.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2016, 11:45:25 am por Daniel »
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

Ademir

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #26 Online: Fevereiro 01, 2016, 11:51:08 am »
Me parece que esses Denso scroll usados no Palio são menores, e trabalham em rotação mais alta, a polia do compressor parece ter o mesmo tamanho da polia do motor.

Daniel

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #27 Online: Fevereiro 01, 2016, 12:03:00 pm »
Essa adaptação do Fabrício acabou sendo um desafio muito maior do que eu achei que pudesse ser, pois acabei descobrindo que o cofre do motor do fusca 1200 é muito menor do que o dos fuscas de 1965 em diante (o dele é 1962). Inicialmente a idéia era fazer um suporte igual ao que fiz para Kombi, mas quando estavamos terminando de fazer constatamos que o compressor não caberia ali nem a pau. Aí comecei a analisar fotos de fusca com ar condicionado na internet e constatei que nenhum deles era 1200, ou seja, também não caberia no local que a galera costuma colocar. Passado aquele desespero inicial do "agora ferrou tudo", conseguimos achar um cantinho onde o compressor caberia milimetricamente. E quando falo de milimetricamente é sem exagero, para definir a posição tive que pontear e cortar os pontos de solda umas 4 vezes, já que a tolerância em todos os lados é de menos de 3 mm. E não adiantaria nada usar um compressor menor, pois a polia teria que continuar se alinhando com a do virabrequim. Um compressor menor faria com que sobrasse espaço atrás, o que não me adiantaria de nada.

Até mesmo um dos bocais de saida do compressor teve que ser substituído por um diferente que o Sérgio enviou por Sedex, para que não pegasse no acionamento dos carburadores.

Resolvido o problema do compressor, surgiu um novo problema que é a polia do virabrequim. Eu inicialmente havia feito uma polia dupla fixa sobre uma polia poli-v da Empi, essa que o Lorenzo falou, só que pela mesma razão de ser um motor 1600 (na verdade 1700, mas o tamanho não altera) enfiado num fusca 1200, não seria possivel subir o motor com a polia dupla no lugar, nem mesmo instalar posteriormente. Aí ainda tive que pensar num esquema pra instalar a polia adicional apenas com a polia do virabrequim instalada, que também não é original, é uma de alumínio da EMPI. Na kombi estou usando a polia original do motor a ar, que é aquela de aço com dois furos pra colocar o saca. Naquela polia é mais fácil, pois você faz a sobrepolia com dois pinos e eles se encaixam nos furos do saca. Entretanto, podendo manter a polia de alumínio da EMPI seria muito melhor.

Esse esquema de sobrepolia não é muito simples, porque o parafuso passa a servir como eixo. Dessa forma não dá pra usar parafuso comum, é necessário usinar um parafuso com pescoço cônico semelhante aos utilizados em roda, de forma que ele zere a a folga e centralize automaticamente ao ser apertado sobre o assento cônico usinado na polia. Caso contrário, o movimento da polia em carga sobre a folga acabaria afrouxando o parafuso ou ficaria sempre ligeiramente excêntrico, problema crônico quando se adapta ar condicionado neste tipo de motor. O travamento sobre a polia-base se dá com 5 parafusos allen M6 instalados com trava rosca de média resistência (aquele azul claro), que é desmontável sem aquecer.
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

Daniel

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #28 Online: Fevereiro 01, 2016, 12:06:09 pm »
Me parece que esses Denso scroll usados no Palio são menores, e trabalham em rotação mais alta, a polia do compressor parece ter o mesmo tamanho da polia do motor.

Vou observar isso. Pode ser que seja uma alternativa em casos críticos, a gente deve colocar ar ainda no Karmann Ghia TC que ele tem, e nesse caso não tem jeito, tem que compartilhar a mesma correia do alternador por ser motor plano.
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Daniel

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Re:Peças pra instalação de ar condicionado no fusca
« Resposta #29 Online: Fevereiro 01, 2016, 12:18:21 pm »
Ele me mandou essa última foto, já com tudo no lugar e o a/c funcionando. O resultado ficou bem harmônico, não ficou com cara de gambiarra. Parece configuração original.


screen capture software
Se não ficou perfeito, tem que ser refeito.

 

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