Autor Tópico: Rocadeira, motor travado.  (Lida 6438 vezes)

Matecutnei

• Plástico
  • *
    • Ver perfil
Rocadeira, motor travado.
« Online: Março 13, 2016, 17:16:13 pm »
Boa tarde amigos.
Comprei uma rocadeira dessas mais econômicas a qual era a única que teria acesso financeiro de imediato.

Ela funcionou bem por poucos dias e sempre soltando muita fumaça e após desligada para ligar novamente era uma novela.

Quando foi ontem, utilizei ela sem problemas por um curto período e hoje quando fui dar partida nela a mesma estava travada. A cordinha só vem um pouco.

Pesquisando na NET tentei ver se havia alguma peça solta e prendendo a rotação e acabei descobrindo que na verdade com a vela ela toda trava , mas quando retiro a vela e puxo a cordinha, ela vem normalmente.

Tentei tirar a vela, limpar, mas nada.

Será que se trocar a vela vota a funcionar ou pode ser algum problema interno no pistão ??

Agradeço muitíssimo !!!

MGJunkes

• Aço Inox
  • Curitiba-PR
    • Ver perfil
Re:Rocadeira, motor travado.
« Resposta #1 Online: Março 13, 2016, 17:54:45 pm »
Primeira coisa é saber se vc usou o óleo 2 tempos na diluição recomendada junto com o combustível, porque é o óleo 2 tempos que vai lubrificar as partes internas do motor, se vc NÃO usou, então pode estar faltando URGENTEMENTE lubrificação!
Nesse caso tire o combustível, adicione o óleo 2T (um pouco a mais que o recomendado), retire a vela, dê um spray de microóleo (MENOS WD40, que NÃO É LUBRIFICANTE, é desengraxante! Indico Starret M1 ou similar), faça girar algumas vezes, recoloque a vela e tente dar partida.

SEEEE vc usou o óleo 2 tempos certinho, por ser máquina nova, pode estar com anéis de pistão presos, não se apavore, dê o spray de microóleo e faça girar algumas vezes para o óleo penetrar por entre os anéis, recoloque a vela e tente ligar.
« Última modificação: Março 13, 2016, 17:56:49 pm por MGJunkes »
A necessidade é a mãe da invenção e a preguiça é a mãe da tecnologia! rsrsrsrs

Matecutnei

• Plástico
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 13, 2016, 18:49:08 pm »
Opa amigo, muito obrigado.
Eu havia feito a mistura nas recomendações do Manual e também dei uma verificada no YouTube antes de fazer, acredito que não foi a mistura.
Vou tentar fazer esse procedimento com o micro óleo. Tentei realmente com o WD e dei uns 40 giros depois, mas realmente não funcionou.
Amanhã assim que eu tentar coloco aqui, hoje não tenho o micro óleo acessível :)
Mutíssimo obrigado querido

MGJunkes

• Aço Inox
  • Curitiba-PR
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Março 13, 2016, 19:36:57 pm »
É, tem que cuidar porque WD40 NÃO É LUBRIFICANTE, maior enganação isso!
TALVEZ ele até funcione como lubrificante por uns 10~15 segundos, e SÓ!

Esqueci de um detalhe, vc verificou se o eletrodo externo da vela não está fechado/encostado no eletrodo central? PODE acontecer da vela ser comprida demais e o pistão pegar nela, eu ja comprei um motor 4 tempos de roçadeira, travado por esse motivo, o pistão pegava na vela, que no caso NÃO ERA A APROPRIADA para o motor.
Esses motores pequenos tem margem muito pequena, as vezes 1mm a mais numa medida e a coisa desanda!

Matecutnei

• Plástico
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Março 15, 2016, 17:09:02 pm »
Oi Junkes, boa tarde.
Não consegui com a lubrificação. Acredito que não seja a vela, pois antes funcionava perfeitamente, e outra coisa que percebi. Quando eu coloco o dedo aonde ficaria a vela, tampando o "buraco" automaticamente já trava o motor. Pesquisando ouvi dizer algo sobre o pistão estar invertido e com isso ao invés do ar escapar pelo escapador está saindo pela a entrada da vela, seria possível isso mesmo sem eu mechar no pistão !?
Estou qua se desist do desse vez e levando em um Mecanico, o problema maior é que estou duro e precise a da maquina pra fazem um trocado... Rsrs

MGJunkes

• Aço Inox
  • Curitiba-PR
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Março 15, 2016, 18:33:02 pm »
Pistão invertido? rsrsrs

Acho mais provável então ter entupido o escapamento por algum motivo bizarro! É fácil tirar o escape fora? (Preferencialmente o coletor de escape também).

Se bem que é normal que fique mais "pesado" de girar manualmente com a vela, mas tapando com o dedo deveria ter força suficiente para fazer o "ar" sair ao invés de travar!
Está bem estranho isso aí!

« Última modificação: Março 15, 2016, 18:36:00 pm por MGJunkes »

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Março 15, 2016, 18:35:49 pm »
Se não foi lubrificação, não é vela, além da possibilidade do motor danificado pode ser o mecanismo de tração onde leva a corda e a mola de retorno, desmonta e verifica. É apenas uma tentativa !

MGJunkes

• Aço Inox
  • Curitiba-PR
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Março 15, 2016, 18:36:45 pm »
Verdade!

As vezes a gente fica focando no motor e o problema é em outra parte... curtir

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Março 15, 2016, 18:38:51 pm »
Pistão invertido? rsrsrs

Acho mais provável então ter entupido o escapamento por algum motivo bizarro! É fácil tirar o escape fora? (Preferencialmente o coletor de escape também).

Se bem que é normal que fique mais "pesado" de girar manualmente com a vela, mas tapando com o dedo deveria ter força suficiente para fazer o "ar" sair ao invés de travar!
Está bem estranho isso aí!

Já aconteceu comigo de um marimbondo ter feito uma despensa de alimento na descarga da roçadeira, mas foi por muito tempo sem uso, não é o caso dele, mas vale apena verificar a descarga.

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Março 15, 2016, 18:39:16 pm »
Verdade!

As vezes a gente fica focando no motor e o problema é em outra parte... curtir

curtir curtir curtir

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Março 15, 2016, 18:40:40 pm »
Quando cita comprei a roçadeira, ela não está na garantia ?

Ademir

• Aço Inox
  • Imbituba, SC
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Março 15, 2016, 19:52:06 pm »
Se sem a vela gira leve, não é motor travado.

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00092s para 12.388 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]