Autor Tópico: Usinagem de tubo longo com parede fina.  (Lida 5442 vezes)

ViniciusVBA

  • Alumínio
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Online: Junho 01, 2016, 21:28:00 pm »
Boa noite, pessoal.

Como alguns já sabem, eu estou abrindo uma produçãozinha de bicicletas e quadros aqui em SP.

Eu estou fazendo alguns estudos para fabricação de um quadro de aço com uma boa redução de peso, lá fora, usa-se tubos de aço cromo molibdênio (4130, geralmente), trefilados e "double ou triple butted", que é um processo que gera uma variação na espessura da parede do tubo do centro para as pontas (as pontas com maior espessura para reforço e facilidade de soldagem, o centro mais fino para alívio de massa), esse processo é feito num mandril, com  maquinário pesado e etc, coisa que eu não tenho condições de fazer aqui. Esses tubos são importados e custam caríssimo (R$600 por bicicleta só nos tubos), não tem como produzir uma bicicleta com custo razoável usando esses tubos de fora, além de ficar na mão do dólar.

Assim, estou tentando desenvolver um tubo com variação de espessura, serão tubos com diâmetro aproximado de 32mm, com parede de até 1.2mm nas pontas e cerca de 0.8mm no centro, eles tem um comprimento máximo que gira em torno de 580mm.

O processo para chegar nisso que eu estou pensando em usar é usinar no torno mesmo, mas com um tubo tão longo e tão fino, sei que terei sérios problemas, a minha pergunta é, vocês acham que é possível usinar essa peça? Considerem uso de lunetas, apoios, preces, e tudo que tiver direito, pq o tubo que vem de fora é tão caro que o processo vai valer a pena por mais complexo que seja.

O volume de produção é bom, então dá pra brincar um pouco sem ninguém reclamar de fazer uma peça só.

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #1 Online: Junho 01, 2016, 21:33:11 pm »
E ficaria mais barato que o importado já pronto?
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Lorenzo Ferrari

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.770
  • Vitória / Ponta Grossa
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #2 Online: Junho 01, 2016, 21:37:19 pm »
qual o comprimento médio dos tubos?
imagino que teria que fazer uma luneta que fosse vazado pra entrar a ferramenta por ali e usinar por dentro do tubo, o cópula é fazer a ferramenta com 500mm pra usinar la no meio do tubo. ainda mais o 4130 que não deve ser tão facil de usinar assim.

Prof. Carlos Henrique

  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • **********
  • Mensagens: 15.621
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #3 Online: Junho 01, 2016, 21:40:58 pm »
sinceramente é gastar cartucho atoa, dar tiro a esmo no escuro!!!

pulei fora de fazer quadros com tubos de cromo molibdênio, ficam
bem mais caros que inox, e para quem está começando não acho
que valha a pena.

o tempo de usinagem é caro e matar peças é risco contínuo e em tempo real

possível de se usinar é possível, mas fica os poréns ditos acima.

a pergunta que vc deveria fazer a si mesmo é se vale o risco.
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Ademir

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 4.110
  • Imbituba, SC
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #4 Online: Junho 01, 2016, 21:42:24 pm »
Usinar internamente acho que não rola, talvez algum abrasivo, tipo aquela ferramenta de retificar cilindro de motor a combustão.

Marco

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 9.951
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #5 Online: Junho 01, 2016, 21:44:24 pm »
Penso que complicar não é desejavel. Hoje tudo tem que ser simples.
Quanto se reduziria de peso com um afinamento de parede de 0,4mm apenas em metade do comprimento dos tubos? Muita complicação e aumento de custo por pouca coisa.

« Última modificação: Junho 01, 2016, 21:46:10 pm por Marco »
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Lorenzo Ferrari

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.770
  • Vitória / Ponta Grossa
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #6 Online: Junho 01, 2016, 21:45:40 pm »
até pq agora ta na moda essa viadagem toda de bike, mas não sei se esse mercado vai ficar desse jeito por muito tempo..

Prof. Carlos Henrique

  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • **********
  • Mensagens: 15.621
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #7 Online: Junho 01, 2016, 22:00:45 pm »
Penso que complicar não é desejavel. Hoje tudo tem que ser simples.
Quanto se reduziria de peso com um afinamento de parede de 0,4mm apenas em metade do comprimento dos tubos? Muita complicação e aumento de custo por pouca coisa.

bem isso!
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #8 Online: Junho 01, 2016, 22:02:21 pm »
Mas a variação seria apenas internamente? Se for uma conicidade interna esqueça. Externamente até teria alguma logica fazer, mas não tão facil quanto parece.

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.407
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #9 Online: Junho 01, 2016, 22:20:06 pm »
Seria mais fácil fazer externo e com lixa, não bit ou pastilha. Tipo isso aqui mas menos "manual".

[youtube]PTV7eFDtv9w[/youtube]

Ademir

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 4.110
  • Imbituba, SC
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #10 Online: Junho 01, 2016, 22:21:33 pm »
Ou faz com tubo parede fina, e brasagem ao invés de solda.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #11 Online: Junho 01, 2016, 22:25:52 pm »
Seria mais fácil fazer externo e com lixa, não bit ou pastilha. Tipo isso aqui mas menos "manual".

[youtube]PTV7eFDtv9w[/youtube]
Não seria mais facil não.

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.407
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #12 Online: Junho 01, 2016, 22:28:49 pm »
Eu quis dizer mais fácil no sentido que seria possível. Pelo menos quando tentei usinar coisa tão fina, só rasgava os tubos. Mas deve ter alguma técnica giraia por aí. Imaginei tipo um rolo de lixa com a mesma conicidade que precisa no tubo. Daí aproximava o tubo, até usando o torno.

ViniciusVBA

  • Alumínio
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #13 Online: Junho 01, 2016, 22:31:09 pm »
A usinagem que eu quero fazer é por fora mesmo, brasagem não rola pq não tem produtividade, a redução de massa é muito significativa, pois essa usinagem cobre cerca de 80% do tubo.

Entendo os riscos, Carlão, mas posso matar um a cada dois tubos que o custo compensa muito.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #14 Online: Junho 01, 2016, 22:32:31 pm »
Usinar tubo da parede fina é algo muito ingrato, vibração e empenamentos do tubo dificulta muito. Mas lixar tira pouco material, haja lixa.                                                               

 

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00103s para 12.388 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]