Autor Tópico: Usinagem de tubo longo com parede fina.  (Lida 5690 vezes)

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #15 Online: Junho 01, 2016, 22:33:54 pm »
A usinagem que eu quero fazer é por fora mesmo, brasagem não rola pq não tem produtividade, a redução de massa é muito significativa, pois essa usinagem cobre cerca de 80% do tubo.

Entendo os riscos, Carlão, mas posso matar um a cada dois tubos que o custo compensa muito.
Imagine um tubo de 500mm, no centro o diametro seria menor e nas pontas maior. É isso?

Ademir

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 4.114
  • Imbituba, SC
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #16 Online: Junho 01, 2016, 22:34:12 pm »
E um rebolo, não vai melhor que lixa?

ViniciusVBA

  • Alumínio
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #17 Online: Junho 01, 2016, 22:35:21 pm »
A usinagem que eu quero fazer é por fora mesmo, brasagem não rola pq não tem produtividade, a redução de massa é muito significativa, pois essa usinagem cobre cerca de 80% do tubo.

Entendo os riscos, Carlão, mas posso matar um a cada dois tubos que o custo compensa muito.
Imagine um tubo de 500mm, no centro o diametro seria menor e nas pontas maior. É isso?

Isso, um tubo de 580mm com 60mm de cada ponta em 1,2mm e o resto em 0,8mm.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #18 Online: Junho 01, 2016, 22:35:43 pm »
E um rebolo, não vai melhor que lixa?

Tubo de parede fina se esquentar um lado mais que o outro empena muito, rebolo pode causar mais esse problema.

Ademir

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 4.114
  • Imbituba, SC
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #19 Online: Junho 01, 2016, 22:38:29 pm »
E um rebolo, não vai melhor que lixa?

Tubo de parede fina se esquentar um lado mais que o outro empena muito, rebolo pode causar mais esse problema.

Mas aquecimento se resolve, só usar uma boa refrigeração.

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.407
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #20 Online: Junho 01, 2016, 22:38:43 pm »
E se pegar um tubo com a parede desejada e "encamisar" só as pontas com outro? Acho que nem prestaria muito na parte de resistência. Ia tender a quebrar onde o tubo maior acaba.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #21 Online: Junho 01, 2016, 22:40:45 pm »
A usinagem que eu quero fazer é por fora mesmo, brasagem não rola pq não tem produtividade, a redução de massa é muito significativa, pois essa usinagem cobre cerca de 80% do tubo.

Entendo os riscos, Carlão, mas posso matar um a cada dois tubos que o custo compensa muito.
Imagine um tubo de 500mm, no centro o diametro seria menor e nas pontas maior. É isso?

Isso, um tubo de 580mm com 60mm de cada ponta em 1,2mm e o resto em 0,8mm.
Seria prender na placa no meio do tubo, calcular o deslocamento do alinhamento do cabeçote movel e tornear com um bits afiadissimo.  Percebeu? Prende de forma que o tubo passe para fora da placa 290mm comprimento, feito a usinagem, solte o tubo e faça a usinagem na outra ponta.

Juliano B.

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 1.431
  • MInas Gerais
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #22 Online: Junho 01, 2016, 22:42:28 pm »
Depois de torneado aí sim lixe o meio do tubo para disfarçar alguma possivel "quina".

Glaucius

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 2.842
  • Pelotas-RS
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #23 Online: Junho 01, 2016, 22:45:12 pm »
Acho q entendi como é o esquema, mas tbm acho q não será uma redução tão notável...não seria melhor um tubo de 0,8 conformado em forma de oblongo para dar mais resistência e ficar mais leve?

Outra coisa q eu investigaria é fibra de carbono, hj em dia tá mais barato e parece q tem processos q não precisa de autoclave, ou mesmo q precise de autoclave acho q vale a pena.
maniacodosDCairconditionerMasterfuck.com.br

ViniciusVBA

  • Alumínio
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #24 Online: Junho 01, 2016, 22:47:32 pm »
A usinagem que eu quero fazer é por fora mesmo, brasagem não rola pq não tem produtividade, a redução de massa é muito significativa, pois essa usinagem cobre cerca de 80% do tubo.

Entendo os riscos, Carlão, mas posso matar um a cada dois tubos que o custo compensa muito.
Imagine um tubo de 500mm, no centro o diametro seria menor e nas pontas maior. É isso?

Boa, acho que é isso que eu vou tentar fazer!

Isso, um tubo de 580mm com 60mm de cada ponta em 1,2mm e o resto em 0,8mm.
Seria prender na placa no meio do tubo, calcular o deslocamento do alinhamento do cabeçote movel e tornear com um bits afiadissimo.  Percebeu? Prende de forma que o tubo passe para fora da placa 290mm comprimento, feito a usinagem, solte o tubo e faça a usinagem na outra ponta.

ViniciusVBA

  • Alumínio
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #25 Online: Junho 01, 2016, 22:52:02 pm »
Acho q entendi como é o esquema, mas tbm acho q não será uma redução tão notável...não seria melhor um tubo de 0,8 conformado em forma de oblongo para dar mais resistência e ficar mais leve?

Outra coisa q eu investigaria é fibra de carbono, hj em dia tá mais barato e parece q tem processos q não precisa de autoclave, ou mesmo q precise de autoclave acho q vale a pena.

É um redução significativa para o aço que eu estou usando, o quadro não consegue passar no teste de impacto no cabeçote que a NBR exige para a certificação sem esse aumento de espessura na ponta.

Dominando essa usinagem eu posso fazer outras coisas que ninguém consegue fazer também, como mandar fazer reduções de diâmetro nos tubos por conificação e depois usinar pra conseguir qualquer diâmetro interno e externo que eu quiser com "baixo custo".

Vejam que eu posso encomendar qualquer diâmetro de tubo, mas o pedido mínimo é de 300kg por bitola.

Fibra de carbono não é aplicável para quadros de alta durabilidade e é totalmente impossível de reciclar, por isso não uso.

Glaucius

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 2.842
  • Pelotas-RS
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #26 Online: Junho 01, 2016, 23:04:39 pm »
Achei q era redução interna, se é externa facilita mais.

Eu acho q conseguiria isso em uma retifica plana com aparelho divisor, só fazer uma concavidade no rebolo e ir girando o divisor até o local desejado, com bastante fluido de corte acho q não terá problemas e não e´um processo tão caro, acredito q não "mataria" muitas peças tbm.
maniacodosDCairconditionerMasterfuck.com.br

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.407
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #27 Online: Junho 01, 2016, 23:08:47 pm »
Uma última sugestão, baseada em moldagem de vidro. E se prender as duas pontas, segurando por dentro e por fora. Aquecer o tubo no meio e "esticar"?

Lorenzo Ferrari

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.770
  • Vitória / Ponta Grossa
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #28 Online: Junho 01, 2016, 23:09:49 pm »
Uma última sugestão, baseada em moldagem de vidro. E se prender as duas pontas, segurando por dentro e por fora. Aquecer o tubo no meio e "esticar"?

mas aí não fica uniforme? o vidro é tem fluidez bem maior que dum metal..

Andrei R

  • Aço Inox
  • ****
  • Mensagens: 8.407
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Usinagem de tubo longo com parede fina.
« Resposta #29 Online: Junho 01, 2016, 23:17:25 pm »
Bom pra ficar uniforme, teria que prender em algo com "trilho" tipo um barramento. Segurar as pontas com algo tipo uma pinça e um tarugo por dentro, esticar reto e aquecer por igual. Funcionar funciona, só que metal esticado fica com comportamento diferente.

 

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00102s para 12.387 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]