Autor Tópico: Bobina de Tesla  (Lida 601 vezes)

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Bobina de Tesla
« Online: Janeiro 22, 2018, 00:36:11 am »
Peguei o pouco de fio que sobrou do transformador e comecei a fazer uma bobina de Tesla. Até agora tudo com sucata que tinha em casa, vou tentar gastar bem pouco nisso pq não vai me render dinheiro. Acho que fiz tudo isso entre ontem e hoje, isso que ando bem mais ou menos ultimamente.

Aquela base eu comprei a vários anos atrás justamente pra isso. Mas como ficou tantos anos atirada, é quase sucata. :)))

Já ví muita gente dizendo que demoram dias pra enrolar isso na mão, então... Começo da idéia.

Peguei umas peças da bobinadeira e saiu isso.

Agora vai ficar mais rápido.

Cabou o fio sem nem faltar nem sobrar.

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
Re:Bobina de Tesla
« Resposta #1 Online: Janeiro 22, 2018, 00:36:43 am »

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Janeiro 22, 2018, 09:45:22 am »
Dildo que solta faíscas?
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Janeiro 22, 2018, 16:14:38 pm »
Pior que postei um vídeo zoando exatamente isso no grupo do zap... Numa descuidada apertei muito rápido o gatilho da furoseira e arrebentei o fio. Mas nada grave. Deixei uns mm de espaço entre a emenda e continuei enrolando. Seria ruim se tivesse fio sobrando pois ia ficar uns 5mm mais curta, mas o fio acabou bem onde ia parar de enrolar. Preciso deixar um pedaço livre pra tampa de pvc. Essa vou ter que comprar.

« Última modificação: Janeiro 22, 2018, 17:16:02 pm por Andrei R »

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Janeiro 28, 2018, 12:39:45 pm »
Fiz a bolota e o toroide com um filme de cobre que comprei a vários anos e nunca usei pra "blindar" a guitarra. Ia fazer com papel alumínio. Mas todo mundo faz de alumínio...

Canos que sobraram da reforma do banheiro e os fios da reforma do quadro.

Motor de um liquidificador que acharam no lixo. Essa ventoinha que tem o metal atravessando não é daí. Eu precisava montar esse arame aí isolado do eixo. Não tenho torno, a ventoínha tinha o furo menor que o eixo, foi só furar. Depois uma abraçadeira de cada lado e foi. Dobrei de um jeito que o peso fique distribuído.

Vibrar quase não vibrou, mas força do troço girando no máximo entortou pra cima as pontas. Já que no meio fiz um "V". Bom eu tava do outro lado da parede mesmo, isso aí ainda vai dentro de uma caixa de MDF.

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Janeiro 28, 2018, 13:31:57 pm »

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Fevereiro 01, 2018, 18:59:46 pm »
Poxa falta tão pouco e não consigo terminar esse negócio. Falta colocar dois "eletrodos" nas laterais dessa caixa por tras ou pelo lado do motor. Tenho uns parafusos de latão alí... Na frente não dá pq o arame entorta pra frente quando gira rápido, ia acabar pegando e destruindo tudo. Nessas partes abertas quero colocar uma madeira toda furada. Pq precisa passar ar, mas se essa fezes arrebentar não pode sair pedaço grande voando. Também falta eu fazer alguma geringonça pra descarregar os capacitores de longe. Tava pensando num solenóide puxando um fio de cobre só pra por tudo em curto. Prendo o cobre no solenóide com uns 10cm de nylon mesmo.

Por trás do motor.

Pela frente. Só faltam dois parafusos dos lados desse arame aí que tá quase na posição horizontal. Um meio cm longe de cada lado.

Depois ligar tudo segundo esse desenho. Tem outros esquemas com o capacitor em paralelo com o trafo, mas é um esquema que periga queimar o transformador.

« Última modificação: Fevereiro 01, 2018, 19:04:30 pm por Andrei R »

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Fevereiro 02, 2018, 15:09:13 pm »
Mais coisa feita com peças que fui juntando.

https://youtu.be/XQqdlCzQLPI

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Fevereiro 03, 2018, 14:17:25 pm »
Bom a bobina do trafo com o secundário em curto fica com apenas 4,15mH, que seriam 1,565ohms em 60hz. Que em 127V são 10,3kw. Meu trafo não é de 10,3kw, mas 1,6kw. Então amontoei uns trafo velho aqui pra por em série. Conseguí 20,5mH, que seriam 7,728ohms em 60hz. O que já limita pra 2087w. Ainda um pouco acima dos 1600w originais. Porém o trafo em si em curto já tem 4,15mH. Então isso aí mais os 20,5 do que enrolei, dá 24,65mH, ou 9,293ohms na tomada. O que já limita a potência máxima que pode passar em 1735w. Agora já tá aceitável.

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Fevereiro 07, 2018, 15:25:13 pm »
Testando antes de calibrar, vai que dou sorte de estar tudo em ressonância logo depois de montar. :)))

https://www.youtube.com/watch?v=Zi7CFDqExQA

Descobrindo a frequência de ressonância do secundário. Mais tarde ou amanhã vou calibrar o primário na mesma frequência mudando o "tap". Ruim que usei fio que sobrou da obra isolado. Então vou ter que cortar a capa em algum lugar e chutar uns locais pra tap.

https://www.youtube.com/watch?v=PtWZNpv39hM
« Última modificação: Fevereiro 07, 2018, 15:48:20 pm por Andrei R »

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Fevereiro 08, 2018, 22:07:02 pm »

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00088s para 12.396 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]