Autor Tópico: Pilarete (ou coluna) e Verga  (Lida 413 vezes)

Francesco

• Plástico
  • *
    • Ver perfil
Pilarete (ou coluna) e Verga
« Online: Janeiro 28, 2018, 17:48:16 pm »
Olá, pessoal

Como disse em outro topico, estou reformando uma antiga garagem para torná-la uma cozinha.
Pretendo fechar a antiga porta de entrada e saída de veículos (2,5x2m) e abrir lateralmente à garagem uma porta de acesso de 0,8x2m.
Ou melhor, serão duas portas, a de acesso medindo 0,8x2m e outra de 0,6x2m de um banheiro que sera feito lateralmente a garagem.
As paredes laterais possuem um pé direito de 2,15m e são feitas de tijolos de 6 furos com medidas de 9x14x19cm.
Logo, ficaria apenas uma fiada acima dos vãos das portas e ela iria ter que suportar as tesouras de madeira do telhado.
Outra opção seria fazer portas de 1,85m e manter duas fiadas em cima dos vãos, que foi o que me sugeriram.
Particularmente acho essa solução bem porca pois não confio nessas duas fiadas para segurar as tesouras e também acho ruim cortar as portas em altura.
O telhado é de telhas de fibrocimento de ondulação pequena, 4mm de espessura, com tesouras de tabua de 1" de espessura, espaçadas em 1m entre cada uma.
Acabei achando melhor fazer um pilarete de aproximadamente 10x30cm entre as portas e fazendo amarração em T com a parede do banheiro.
Na figura em anexo há o desenho que fiz do projeto. A figura está em "escala" de 5 quadradinhos para cada 1m. O pilarete está dentro do circulo azul.
Já a verga estava pensando em fazer amarrada ao pilarete e às paredes, de comprimento indicado pelos traços vermelhos.

As minhas perguntas são:

1- O que acham da minha idéia?
2- O pilarete/coluna poderia ser feito com 4 vergalhões de 1/4" (6mm) ou teria que ser de 3/8" (10mm)?
3- Pretendo comprar estribos prontos de 7x25cm ou 7x22cm, espaçados 20cm entre eles, confere?
4- As amarrações em T entre a coluna e a parede do banheiro devem ser feitas de quantas em quantas fiadas?
5- A verga poderia ser feita com duas barras de vergalhão nas medidas de 10x5cm e depois completar com tijolos de 4 furos de 9x9x19 para alinhar com o pé direito de 2,15m?
6- Os vergalhões da verga devem ser de 6mm ou 10mm?
7- Há a real necessidade de se fazer uma pequena viga no lugar da verga citada a cima?

Obrigado!
« Última modificação: Janeiro 28, 2018, 17:51:19 pm por Francesco »

Fernando HK

• Aço Carbono
  • Timbó - SC
    • Ver perfil
    • Facebook
Re:Pilarete (ou coluna) e Verga
« Resposta #1 Online: Janeiro 29, 2018, 08:09:22 am »
Não seria mais prático uma viga metalica? Depois "encapa" com gesso.
Fiz isso na casa de uma cliente que removeu uma parede do quarto. Escorramos a laje, o pedreiro removeu a parede e depois fiz um pórtico com perfil metálico. Depois foi coberto com uma moldura de madeira.
Não importa o destino, o caminho já vale a pena!

Prof. Carlos Henrique

• Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Janeiro 29, 2018, 10:11:03 am »
em vários cômodos do meu salão fiz exatamente essa solução com viqa metálica (viga I), ficou ótimo já se passaram mais de 25 anos e continuam firme

separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Rafael Carvalho

• Aço Inox
  • Montes Claros/MG
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Janeiro 29, 2018, 15:53:58 pm »
Olá, pessoal

Como disse em outro topico, estou reformando uma antiga garagem para torná-la uma cozinha.
Pretendo fechar a antiga porta de entrada e saída de veículos (2,5x2m) e abrir lateralmente à garagem uma porta de acesso de 0,8x2m.
Ou melhor, serão duas portas, a de acesso medindo 0,8x2m e outra de 0,6x2m de um banheiro que sera feito lateralmente a garagem.
As paredes laterais possuem um pé direito de 2,15m e são feitas de tijolos de 6 furos com medidas de 9x14x19cm.
Logo, ficaria apenas uma fiada acima dos vãos das portas e ela iria ter que suportar as tesouras de madeira do telhado.
Outra opção seria fazer portas de 1,85m e manter duas fiadas em cima dos vãos, que foi o que me sugeriram.
Particularmente acho essa solução bem porca pois não confio nessas duas fiadas para segurar as tesouras e também acho ruim cortar as portas em altura.
O telhado é de telhas de fibrocimento de ondulação pequena, 4mm de espessura, com tesouras de tabua de 1" de espessura, espaçadas em 1m entre cada uma.
Acabei achando melhor fazer um pilarete de aproximadamente 10x30cm entre as portas e fazendo amarração em T com a parede do banheiro.
Na figura em anexo há o desenho que fiz do projeto. A figura está em "escala" de 5 quadradinhos para cada 1m. O pilarete está dentro do circulo azul.
Já a verga estava pensando em fazer amarrada ao pilarete e às paredes, de comprimento indicado pelos traços vermelhos.

As minhas perguntas são:

1- O que acham da minha idéia?
2- O pilarete/coluna poderia ser feito com 4 vergalhões de 1/4" (6mm) ou teria que ser de 3/8" (10mm)?
4 barras de 8.0mm, estribos de 4.2mm espaçados 15cm.
3- Pretendo comprar estribos prontos de 7x25cm ou 7x22cm, espaçados 20cm entre eles, confere?
4- As amarrações em T entre a coluna e a parede do banheiro devem ser feitas de quantas em quantas fiadas?
Não precisa de amarração. Feche com tábuas e encha, o concreto penetrará nos furos dos tijolos. Se quiser, faça 3 ou 4 amarrações com vergalhão 4.2 entre as paredes e as vigas. Mas acho desnecessário.
5- A verga poderia ser feita com duas barras de vergalhão nas medidas de 10x5cm e depois completar com tijolos de 4 furos de 9x9x19 para alinhar com o pé direito de 2,15m?
Se a porta tem 2.10 e o pé direito 2.15, onde vão estes tijolos. A verga pode usar aço 5.0 ou 6.3. A função dela não é suportar carga. 
6- Os vergalhões da verga devem ser de 6mm ou 10mm?
/\
7- Há a real necessidade de se fazer uma pequena viga no lugar da verga citada a cima?
Não.

Obrigado!

Francesco

• Plástico
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Janeiro 31, 2018, 10:24:27 am »
Valeu pela ajuda gente!

A viga I é uma boa ideia, mas fica difícil pq lá é interior do interior, pra comprar cimento e ferro preciso me deslocar 17km...

Ando tao estressado e cansado mentalmente que simplesmente esqueci do vergalhão de 5/16 (8mm).
Acho que vou usar tudo vergalhão de 8mm mesmo.

Se uma verga de 5x10cm não aguenta o peso do telhado então vou ter que fazer uma vigota de uns 10x10 ou 10x15cm.
A porta vai ter que ser de 2m pq é a altura da penúltima fiada, por isso to pensando em usar uma porta de grade que tenho
encostada aqui em casa e colocar uma porta interna baratinha de pinus.
Vou postar a foto da porta de ferro logo abaixo. Ela abre pro lado contrario que preciso, ja que vou ter que mandar inverter
a abertura e ela estando com a guarnição bem enferrujada acho que vou mandar fazer uma nova em cantoneira de 1"x 1/8 ou 3/16.
Deve ficar mais forte, compacto e resistente a ferrugem. Quero ver se bolo uma gabiarra pra por uma moldura para tela mosquiteira.

Acho que no lado contrario da viga, na porta externa, vou fazer um batentezinho de concreto de 10x5cm com duas barras de ferro dentro.
Tanto pra ancorar melhor as cantoneiras da guarniçao  da porta quanto pra amarrar bem os tijolos da parede.

A verga que queria fazer (que possivelmente sera uma vigota agora...) vai ter que suportar duas ou três tesouras de tabua do telhadinho.
E também quero que amarre os dois pedaços resultantes da parede que vai ser cortada pra colocar essas duas portas.
Acho que vou fazer um graute pra fazer esses troço. Fica um traço bom 1:3:2 (cimento, areia e brita zero)?
Quanto coloco de cal? Meia lata? Pra esse traço vai quanto de água? Uma lata também?
Coloco na betoneira na seguinte sequencia: 1 lata de brita, 1 lata de agua, 1 lata de cimento, 3 latas de areia, 1 lata de brita? Quando vai a cal?

Num futuro próximo vou tirar esse telhado de fibrocimento, fazer mais duas fiadas de tijolos e arrematar com uma cinta de amarração.
Depois vou largar vigotas de 5x15cm de meio em meio metro e fazer um andar em cima.
Provavelmente estilo woodframe com estrutura de madeira fechado com painel de OSB de 18mm com encaixe macho e fêmea.
Vou fazer um telhado de telha sanduíche com aquele painel debaixo liso tipo forro e assim fechando um quarto de 3,6x6m, estilo cabana.
Quem sabe uma sacadinha de uns 6x3 de deck de frente pro riachinho, pra por uma rede e tal  beer

Valeu!
« Última modificação: Janeiro 31, 2018, 10:27:16 am por Francesco »

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:13: 0,00100s para 12.386 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]