Autor Tópico: Antena móvel no lugar da do carro.  (Lida 4832 vezes)

HelioRibeiro

• Alumínio
  • **
    • Ver perfil
Antena móvel no lugar da do carro.
« Online: Agosto 25, 2014, 00:11:06 am »
Bom, tive durante algum tempo uma antena veicular instalada no porta-malas do carro (Subaru Forester, perua), mas o suporte esfarelou (literalmente) e tive que desmontar a antena... Como o carro tem antena externa, pensei em trocar a antena original por um conector UHF e passar a fiação para o futuro transceptor V, que vai ser instalado onde está localizado o rádio.

Da questão da localização da antena (parte frontal, no para-lama, logo a frente do para-brisa), é uma boa para irradiação ou, vou ter que partir para a base magnética e teto do carro?

Em relação ao cabeamento, posso utilizar o original ou é melhor comprar novo e refazer o cabeamento? (nada de muito preocupante, é puxar cabo e ir... o problemático será colocar o conector no suporte e isso vai ocorrer de qualquer maneira)

Lee Ratt

• Visitante
Re:Antena móvel no lugar da do carro.
« Resposta #1 Online: Agosto 25, 2014, 02:11:05 am »
Na minha humilde opinião, o lugar da antena de transmissão deve ficar acima da lataria do carro.
Qualquer lata do lado, pode modificar os parâmetros de irradiação da antena.
O cabo do rádio am/fm do carro pode ter impedância diferente de 50 ohms do transmissor.
Seu carro não tem os trilhos no teto? Se tiver, faça um suporte pra prender a antena nele.
E se for operar em UHF, prefira conectores N, pois os M são uma meruda para frequências acima de 300Mhz.
« Última modificação: Agosto 25, 2014, 02:23:15 am por Lee Ratt »

Miguel

• Aço Inox
  • Dr. em ciências ocultas e letras apagadas
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Agosto 25, 2014, 08:06:00 am »
Uma antena projetada para ser omnidirecional, (todas as direções), verticalmente polarizada, vai funcionar melhor quando tiver uma referência de aterramento, como no caso do automóvel isto não é possível se cria um plano terra artificial, que seria o teto do carro.

Para minimizar perdas se usa o conector e o cabo da impedância correta, como foi dito.

O comprimento do cabo também é crítico, se utiliza uma fórmula básica para calcular a medida ou seus múltiplos, depois na antena existe um parafuso allen para uma regulagem de comprimento final, obtida com o auxílio de um medidor de onda estacionária que é intercalado entre transmissor e antena.

Nas antenas de fibra, com ou sem bobina, se acerta o comprimento passando a ponta num esmeril, sempre com um desbaste de "pentelhonésimos", rs
"Algum dia,  invariavelmente,  haveremos de encontrar com nós mesmos, e somente de nós vai depender que seja a mais amarga das horas ou nosso momento melhor"

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #3 Online: Agosto 25, 2014, 09:20:31 am »
Eu uso cabo da Diamond, próprio para autos. A parte que vai para fora é bem fina, assim, a borracha da porta não "morde" o cabo, e não entra água dentro do carro.
É parecida com esse cabo:
http://www.sardif.com/shop/product_info.php?products_id=4636

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #4 Online: Agosto 25, 2014, 09:23:38 am »
Só lembrando que esse tipo de cabo é feito para a potência de transmissão de estação móvel do Japão, que é de 50W. Mais que isso, tem que ser sem redução de diâmetro, logo, terá de furar a lataria para passar o cabo.

HelioRibeiro

• Alumínio
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Agosto 26, 2014, 02:18:02 am »
Lee, Classe C é cinquentinha, então o cabo me serve bem, apesar de ser um Subaru de raiz, hardtop.

Em relação a furar a lataria, invariavelmente vai ser o caminho, visto que não dá pra sair do teto... Capaz de eu comprar a antena descaracterizada, pra ficar um negócio bonito e "parecido" com o original.

Só que...

Buscando em foruns americanos do carro, quem tem, tem aquele suporte de antena

http://www.subaruforester.org/vbulletin/f115/frank-my-first-subaru-134234/

http://www.subaruforester.org/vbulletin/f77/ham-radio-install-113682/index2.html

----

Aí fodeu ca bicicreta.

Bom, não é uma instalação urgente, mas, vou buscar mais informações. O furo no teto ganha apoio, é fato... mas, as soluções com o suporte ainda são interessantes, além do fato de eu já ter feito a furação anteriormente (claro que não vou aproveitar tudo, mas, dá pra ter alguma coisa)

Cabeamento E cabo de força seguem os comentários daqui.

Mas, uma dúvida sobre comprimentos: Só é crítico no móvel? Quando instalei o suporte pela primeira vez, nas literaturas que vi, fala que o cabeamento, se bem feito, não é crítico em relação a distância. Mas aí, era época de achar que era tudo igual e etc. Lembrando que o equipo que eu vou operar é 2/70.

Medidor de ROE, faço ou compro mesmo?

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #6 Online: Agosto 26, 2014, 08:34:00 am »
No meu Jimny uso um suporte de antena desse tipo:

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #7 Online: Agosto 26, 2014, 08:40:15 am »
Esse suporte é articulado. Vc pode deitar a antena em qq grau. Muito bom para antenas longas, mais de 1m de comprimento, pois vc pode deitar ela, enquanto dirige e levantá-la ao parar o carro para transmitir.
Eu estou querendo comprar uma antena Diamond Super Gainer de 1,58m, logo é uma mão na roda esse suporte.

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #8 Online: Agosto 26, 2014, 08:45:25 am »
Medidor de ROE, faço ou compro mesmo?

Não sei aí no BR, mas por aqui nem compensa mais montar essas coisas. Sai mais barato comprar pronto.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Outubro 20, 2014, 07:50:13 am »
Eu deixaria o peso por conta do mecanismo de redução, daí qualquer motor serve.
"Algum dia,  invariavelmente,  haveremos de encontrar com nós mesmos, e somente de nós vai depender que seja a mais amarga das horas ou nosso momento melhor"

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #10 Online: Outubro 20, 2014, 10:34:39 am »
De qq modo vai precisar de redução. O giro tem ser bem lento.
Tb é bom que vc coloque um encoder optico para saber a posição da antena, sem precisar olhar para ela. Ou usar sensores de posição.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Outubro 20, 2014, 10:44:51 am »
Ele quer para posicionar mecanismo de tiro, Lee, então tem de ser rápido e preciso, rsrsr

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Outubro 20, 2014, 10:58:07 am »
Daí tu tem de usar motor de passo e conforme o caso o vento pode virar a antena.

Donisete Boratino

• Visitante
« Resposta #13 Online: Outubro 20, 2014, 11:00:41 am »
[youtube]gbkRt7uloB8[/youtube]

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Outubro 20, 2014, 11:12:13 am »
Freio por solenóide é ideal que seja energizado para liberar e não para travar, senão vai consumir energia indefinidamente.

Em alguns tipos de mecanismo de segurança já é o contrário, porque tem de travar quando faltar energia

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00099s para 12.385 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]