Autor Tópico: Antena móvel no lugar da do carro.  (Lida 4824 vezes)

Lee Ratt

• Visitante
Re:Antena móvel no lugar da do carro.
« Resposta #15 Online: Novembro 17, 2014, 11:37:23 am »
Faz tempo que eu não dou prosseguimento ao meu projeto de antena loop magnética, na verdade uma octagonal magnética. rs
Seria a mag8. rs
O maior problema que estou enfrentando é o capacitor variável. Tenho algumas opções, entre fazer e comprar.
No ebay tem alguns cv à vácuo, com preços variados.  Só fico com um pé atrás na resistência do vidro.
Outra opção é fazer os cv. Tenho dois modelos: o butterfly e o cilíndrico deslizante.
No butterfly, o que fode é cortar as chapas. Estou pensando em mandar cortar no laser, em chapas de inox de 0,5~0,7mm, mas, não tenho idéia de quanto ficaria.
O cilíndrico, poderia ser de dois cilindros (ou mais), com diâmetros diferente, em que o menor deslizaria dentro do maior. Mas, quase não achei referências sobre esse tipo de cv.

Miguel

• Aço Inox
  • Dr. em ciências ocultas e letras apagadas
    • Ver perfil
« Resposta #16 Online: Novembro 17, 2014, 12:41:13 pm »
Seriam capacitores de quantos PF ?
"Algum dia,  invariavelmente,  haveremos de encontrar com nós mesmos, e somente de nós vai depender que seja a mais amarga das horas ou nosso momento melhor"

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #17 Online: Novembro 17, 2014, 12:43:33 pm »
Até uns 150pF daria para cobrir a maioria das bandas. O que pega, mesmo, é o isolamento, que tem que ser de 10KV.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #18 Online: Novembro 17, 2014, 14:38:48 pm »
10 kV é tenso, as placas vão ter quase 5mm de espaçamento, sai mais barato construir.
"Algum dia,  invariavelmente,  haveremos de encontrar com nós mesmos, e somente de nós vai depender que seja a mais amarga das horas ou nosso momento melhor"

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #19 Online: Novembro 18, 2014, 03:40:32 am »
A loop magnética funciona como um autotrafo, pelo que andei lendo. Logo, em RF de alta frequência, a tensão que circula nela chega à alguns milhares de volts.
Interessante, que nos vídeos, o pessoal fica transmitindo com ela "colada" na cabeça.
Quanto mais capacitância tiver o CV, melhor.
Bom, vou tentar fazer um butterfly, mas, sem serra de fita, fica meio complicado cortar sem entortar as chapas.
Vou fazer nas medidas de 70x70mm, com uma fileira de 12 chapas no estator e 12 chapas no rotor.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #20 Online: Novembro 18, 2014, 06:54:21 am »
Uma solução antiga era retirar algumas placas do variavel comum  para aumentar a distância, mas para esta isolação a capacitância ia ficar muito baixa.

Se escolher chapa fina de alumínio pode cortar com tesoura comum e se for chapa grossa com tesoura de chapa, depois se pega uma peça de referência de plano que pode ser de metal, granito, vidro.

Tenho uma placa de vidro de 20mm que salvei do caçambão que serve para aferir planicidade, para um espaçamento destes o alinhamento não é muito crítico.

Se existe sucata no Japão tu pode aproveitar os discos de HD que vão pro lixo e cortar no meio, rs

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #21 Online: Novembro 18, 2014, 10:01:31 am »
[youtube]6u8w7UIFI44[/youtube]

Sandro_Ventania

• Aço Inox
  • Rio das Ostras - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #22 Online: Novembro 18, 2014, 11:09:29 am »
Lee, não use inox para construir o capacitar! O material tem que ser  bom o condutor, o ideal é cobre e o aceitável é o alumínio. A antena loop magnética tem uma resistência muito baixa,  zero vírgula qualquer coisa. Então qualquer resistência do material estraga totalmente o desempenho dela...inclusive o material do loop também deve ser de cobre, com o tubo de maior diâmetro possível e de preferência com os terminais soldados ao capacitor! 

"Nós somos a consequência do que pensamos"

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #23 Online: Novembro 19, 2014, 13:16:00 pm »
Eu montei a antena com loop octagonal, tubo de cobre 3/4".
Falta um capacitor decente, de grande capacitância, para cobrir dos 40 aos 10 metros.
Só não consigo entender o loop de acoplamento, loop menor, pois ao completar o circulo, a malha é soldada no fio central, que na prática, se configura um curto.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #24 Online: Novembro 19, 2014, 13:29:26 pm »
Mas acho que antes de fechar o curto o fio é disposto de tal forma que fique um anel, com uma ou mais voltas e este anel é o equivalente a uma bobina, de uma espira ou mais.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil

Sandro_Ventania

• Aço Inox
  • Rio das Ostras - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #26 Online: Novembro 19, 2014, 16:58:07 pm »
Eu montei a antena com loop octagonal, tubo de cobre 3/4".
Falta um capacitor decente, de grande capacitância, para cobrir dos 40 aos 10 metros.
Só não consigo entender o loop de acoplamento, loop menor, pois ao completar o circulo, a malha é soldada no fio central, que na prática, se configura um curto.

Curto para corrente continua...para RF esse circulo tem resistencia, reatância, impedância e outras âncias dificieis de entender mesmo!  É igual um capacitor, circuito aberto...mas para RF não!
   O circulo menor de acoplamento deve ter 1/5 do loop maior e deve sofrer uma sintonia fina em seu tamanho e posicionamento para buscar ROE 1:1

Sandro_Ventania

• Aço Inox
  • Rio das Ostras - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #27 Online: Novembro 19, 2014, 17:04:22 pm »
    uma loop que funcione em 10m terá um desempenho ruim em 40m...O ideal é ter duas, uma de 80 a 20  e outra de 15 a 10.

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #28 Online: Novembro 23, 2014, 10:03:36 am »
A banda que eu mais quero usar é a de 40m, 17m, 15m e 12m..
E CV feito com latão?

Eduardo Toneloto-Moderador

• Master Fucking Ultra Mega
  • Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • Rio De Janeiro-RJ
    • Ver perfil
    • Gerax Locação de Maquinas e Equipamentos Ltda.
« Resposta #29 Online: Novembro 23, 2014, 12:52:00 pm »
Você descobre que a pimenta é boa quando até o peido arde....

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00082s para 12.387 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]