Autor Tópico: Removedor de ferrugem eletroquimico  (Lida 17715 vezes)

Lee Ratt

• Visitante
Removedor de ferrugem eletroquimico
« Online: Setembro 01, 2014, 11:17:17 am »
Tá faltando uma categoria de química e afins. Por enquanto vai aqui, até o chefe criar e mover o tópico.

Ultimamente tenho trabalhado onde tem muito cal, cimento e fosfato. Lógico que não é tudo no mesmo lugar.
Por isso, minhas ferramentas, que carrego no cinto de utilidades, estão todas enferrujadas.
O CH montou um aparato de desenferrujar eletroquimicamente e postou no Orkut.
Lá, ele escreveu que pode ser qualquer voltagem, o que manda é a amperagem.
Bom, estou pensando em montar algo parecido, pois minhas chaves inglesas já nem movimentam mais, devido a ferrugem interna.
CH, se possível, transfira o básico, do Orkut, para cá.
Minhas dúvidas são quanto à amperagem mínima, a porcentagem de carbonato de sódio por litro de água, etc...

Adenilson

• Visitante
Re:Removedor de ferrugem eletroquimico
« Resposta #1 Online: Setembro 01, 2014, 11:51:05 am »
Lee.... tenho  usn links que pode dar uma olhada...

http://www.wwgoa.com/removing-rust-with-electrolysis/

em ingles.

http://beluthier.blogspot.com.br/2008/10/limpeza-eletroltica.html

em portugues...

este video é do toninho arteirinho,  ouvir a voz dele é meio enjoado... mas ta bem explicado...

[youtube]UQFayl2cc5o[/youtube]

Grtecno®

• Aço Inox
  • Rio de Janeiro
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Setembro 01, 2014, 12:39:53 pm »
facinho

um balde, carbonato de sódio e uma fonte de pc, no negativo a ferramenta e no positivo uma esponja de aço inox

e deixa as criança lá a noite
« Última modificação: Setembro 01, 2014, 12:48:23 pm por grtecno® »
A vida é uma caixinha de surpresas...

Grtecno®

• Aço Inox
  • Rio de Janeiro
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Setembro 01, 2014, 12:41:25 pm »

pode ser soda caustica tbm

Grtecno®

• Aço Inox
  • Rio de Janeiro
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Setembro 01, 2014, 12:42:42 pm »
[youtube]9O7y9va-vrA[/youtube]

Adenilson

• Visitante
« Resposta #5 Online: Setembro 01, 2014, 14:38:03 pm »
No forum de cutelaria artesanal tem um passo a passo.. foi feito pelo Paulo Correia que é um dos fundadores do forum...

como é necessário ser participante para ver o tópico vou copiar algumas coisas para cá....

Se ele reclamar eu apago a postagem... rs.

Introdução:
Mais um modo de construir um sistema de remoção de ferrugem por electrólise.

Usei uma caixa de plástico de 10 litros que se adequa ao tamanho das minhas peças, mas também se pode fazer com um balde de tinta de 20 litros. Claro que convém utilizar um carregador de baterias maior com mais amperes, ou fazer uma solução electrolítica mais fraca.
Para este tanque eu usei 12gr de soda caustica por cada litro de água e marquei com o auxílio de uma medida de litro e um marcador indelével o tanque em cada litro, até aos 7 litros.

Para os eléctrodos  usem sempre aço de construção ou outro tipo de aço carbono ou ferro, mas nunca aço inox. Funciona, mas liberta crómio que é tóxico.

O positivo é ligado aos eléctrodos. SEMPRE, se trocar vai ficar sem a peça a desoxidar, ela vai ser corroída. Usei este sistema com um parafuso soldado no topo dos electrodos para os poder substituir conforme se forem desgastando, e estão todos ligados num anel para uma distribuição uniforme de corrente.

Seguem as fotos e em caso de dúvida, perguntem.
Um abraço desde Portugal aos amigos do FCA.

Fonte:

Tanque:

PEÇA TRATADA:

RESULTADOS:

informações adicionais:

Pergunta do Vixtor Gringo:
Ja conhecia o sistema na teoria, mas na pratica assim bem feito e com detalhes, nunca tinha visto.
Obrigado por disponibilizar, ficou muito fácil de visualizar e fazer.

Uma pergunta aos mais experientes:
O Carregador de bateria libera corrente em 12V para carregar as baterias, se usar um transformador de 110/12V de 5 Amp também deve funcionar, certo?

Respostas:

Do Hilton Mendes:
Vidor,
A corrente que o carregador fornece varia de carregador para carregador e se ele está ajustado para carga lenta (menos corrente) ou carga rápida (mais corrente).

Um transformador fornece corrente alternada, e o resultado será comprometido, já que a polaridade é importante. Vc precisaria retificar com diodos.

Se for usar uma fonte, o cuidado é que conforme a mistura que for feita na água, esta pode "consumir" mais corrente, ao ponto de ultrapassar o limite da fonte.... algumas fontes simples não tem desarme de sobrecorrente.

Veja que o Paulo usa uma boa fonte, que julgo ter proteção de sobre-corrente.

Todas as vezes que fiz eletrolise, usei uma bateria de carro carregada, é mais simples..... deixo ela carregando de um dia para o outro em carga lenta, e uso no dia seguinte....

Se for usar uma fonte sem proteção, coloca um fusível em série em um dos polos de forma a proteger a fonte, inclusive no caso de tocar os polos sem querer (comum acontecer).

Do dono do tópico:

O Hilton já respondeu a quase tudo, mas eu vou dar mais uns conselhos agora que já experimentei o sistema. Usando mais ou menos electrodos, sendo a peça a tratar maior ou menor, a intensidade de corrente varia. Neste carregador eu posso ver até onde posso mais peças a tratar. Por exemplo se só estou gastando 2 ou 3 amperes isso quer dizer que posso por mais uma lima ou outra coisa qualquer a desoxidar. Se a peça que eu pretendo desoxidar ultrapassar os 5 amperes da máquina, aí eu vou ter que diluir o electrolítico ( a mistura de água com soda caustica). Por isso eu marquei no exterior do tanque de litro em litro, assim eu posso retirar um ou 2 litros e repor com água pura e assim saber como fazer da próxima vez com uma peça do mesmo tamanho. Estou usando agora 12 gramas de soda caustica por litro de água, mas pode usar bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, silicato de sódio. Fazendo uma busca no google (electrolytic rust removal recipe) e vai ter muito por onde pesquisar comparar formulas de mistura água e alcalino. Aproveito e deixo aqui o link de um tutorial muito bom com um balde de 20 litros.  http://www.lockwatcher.com/woodworking/rustremoval.php
Este carregador tem dois fusiveis, um externo para sobrecarga e outro interno entre o transformador e a ponte rectificadora. Custou 25€, o que aqui é relativamente barato.

Adenilson

• Visitante
« Resposta #6 Online: Setembro 01, 2014, 14:38:49 pm »
vixiiii as imagens ficaram enormes aqui neste forum... kkkkk

Prof. Carlos Henrique

• Ultra Mega Power Pica Das Galaxias.
  • Araçatuba - SP
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Setembro 01, 2014, 15:08:33 pm »
para que não haja preocupação de que a peça possa ser corroída., aconselho a usar carbonato de cálcio (barrilha), limpa até peças de alumínio e muitas vezes saem do banho semi polidas.
separando o joio do trigo.

a estrada que vc trilha é sempre escolha de cada um, não cabe reclamações!

Adenilson

• Visitante
« Resposta #8 Online: Setembro 01, 2014, 15:28:11 pm »
para que não haja preocupação de que a peça possa ser corroída., aconselho a usar carbonato de cálcio (barrilha), limpa até peças de alumínio e muitas vezes saem do banho semi polidas.

é aquele produto usado em piscina não é??? acho que li sobre isso tambem.

Marco

• Aço Inox
  • Jaboticabal - SP
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Setembro 01, 2014, 15:37:55 pm »
A barrilha de piscina é o carbonato de sódio.
Voe, enquanto suas asas aguentarem.

Adenilson

• Visitante
« Resposta #10 Online: Setembro 01, 2014, 15:52:59 pm »
A barrilha de piscina é o carbonato de sódio.

xiiii então errei... kkkk

Prof. Carlos Henrique

• Araçatuba - SP
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Setembro 01, 2014, 16:13:15 pm »
adenilson

escrevi entre parênteses o nome comercial do carbonato de cálcio, é sim o que se vende para limpeza de piscinas, é muito barato e foi o que me trouxe melhores resultados sem preocupações com a peça.

já cheguei a deixar mais de 4 dias diretão sem afetar as peças, só a sujeira que vai sendo removida.

Andrei R

• Aço Inox
  • Porto Alegre - RS
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Setembro 01, 2014, 16:22:46 pm »
Mas não viu que o Marco falou que barrilha não é isso daí.

Adenilson

• Visitante
« Resposta #13 Online: Setembro 01, 2014, 16:23:39 pm »
pois é.. tem duas informações, uma diz que é de calcio e o outro de sódio...

como não entendo patavinas... kkkk

Prof. Carlos Henrique

• Araçatuba - SP
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Setembro 01, 2014, 16:53:51 pm »
carbonato de cálcio não!!!!!!

É carbonato de sódio!

foi mals!!!!!  ::)

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:11: 0,00087s para 12.387 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]