Autor Tópico: Morsa Coordenada  (Lida 11858 vezes)

afranca

• Aço Carbono
  • Sua sogra é uma "jóia",Nós temos a caixinha Fun.SJ
    • Ver perfil
Re:Morsa Coordenada
« Resposta #30 Online: Outubro 14, 2014, 11:37:41 am »
 Tenho uma Mesinha coordenada da Cabri, com este curso 135 mm transversal e 340 longitudinal Se não me engano hoje custa uns 1800 dilmas.

A minha é essa:

Está toda suja... engraxada para não oxidar e guardada a uns 3 anos na prateleira... se usei uma vez foi muito... logo depois dela veio a fresadora e nunca mais tirei peça da máquina pra furar na furadeira de bancada... uma pena.
"Perseverança é o trabalho duro que você faz depois que você se cansa de fazer o trabalho duro que você já fez. " Newt Gingrich

Marcio Ciber

• Aço Carbono
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
« Resposta #31 Online: Outubro 14, 2014, 13:04:09 pm »
De cada 3 pessoas que vejo comprando essa morsinha de coordenadas, 4 pensam que podem usá-la numa furadeira de bancada para transformá-la numa fresadora. rs
E não adianta dizer que não funcionará a contento.  Primeiro pela própria construção da morsa, cheia de folgas, depois pq uma furadeira de bancada não tem rigidez suficiente para ser usada com fresas, o eixo é muito fino e com folga grande.

Eu tb não compraria essa morsinha, primeiro pq já usei uma e não ajuda em nada, pq acho mais rápido puncionar a peça  por por para furá-la sem prendê-la, apenas apoiá-la num pivô para ela não girar em falso. Se precisar prendê-la, prendo ela na mesa com um grampo C.
Mas, uma mesa de coordenada, de precisão, aí já é outra coisa. Tem algumas com curso curto 100~150mm que devem custar umas 100 morsinhas dessas.

Tens razão, Lee...eu mesmo comprei a minha tencionando usar como mesa coordenada junto com uma furadeira de bancada, de modo a se obter uma fresadora. O resultado? Bom....se vc quiser usar como mesa cooordenada, vai ser de ruim a impraticável...mas se vc aprender as limitações deste tipo de conjunto e respeitá-las o resultado pode ser satisfatório. Por exemplo, para fresar alumínio e outros metais macios ou nylon e assemelhados, depende só de paciência e saber trabalhar com as folgas. Aço e FoFo já são mais complicados, mas fiz um porta ferramentas para meu torninho Craftsman que ficou bem razoável, além de diversas peças para o barco. Tudo depende, na verdade, do tamanho da peça a fresar, do material e, especialmente, do nível de acabamento e rapidez que se quer. Para um uso hobby e eventual, acho que vai muito bem. Planejamento do serviço e paciência são as palavras-chave.
Calma mulher, eu vou consertar! Me dá só mais seis meses!!!

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #32 Online: Outubro 14, 2014, 16:02:28 pm »
Tem duas yadoyas ai  e uma kone...essas furadeiras sao as melhores que existem...tem avanço automático e são engrenadas....isso vale mais de 4 mil paus..

São duas Yadoyas ano 1969, a outra está sem placa de identificação mas tem a plaqueta do ano de 1979, pode ser a Kone que citou.

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #33 Online: Outubro 14, 2014, 16:05:36 pm »
Essa fresa tem cara de ser Russa ou dos paises do leste europeu....
da pra dar passes de 15mm e a mesa nem se mexe...

to bem onde estou,tanto que estou aqui navegando na internet,mas sinto saudades do meu tempo de fabrica.aprendi muito.

Essa tem a marca TOZ ano 1961, não sei a origem.

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #34 Online: Outubro 14, 2014, 16:08:56 pm »
A menor que usei para fazer o Clamp a marca é  Zocca ano 1961.

E tem essa média também Zocca ano 61.

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #35 Online: Outubro 14, 2014, 16:14:16 pm »
Nas oficinas do Cambuci tinha uma máquina enorme que era uma mistura de torno, fresa e mesa.

Servia para lidar com as turbinas pelton de algumas usinas.

http://www.alterima.com.br/index.asp?InCdSecao=20&InCdEditoria=4&InCdMateria=12&pagina=&INVEN%C7%C3O+DA+RODA+PELTON

Tenho uma roda Pelton pequena, essa foto foi quando consegui, hoje já está pintadinha, uma belezura, mas não achei as fotos mais recentes.

Davi-Moderador

• Moderador Global
  • Aço Inox
  • Esteio RS
    • Ver perfil
« Resposta #36 Online: Outubro 14, 2014, 16:20:44 pm »
Toz era da Tchecoeslovaquia..
Nunca  pare de  sonhar...

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #37 Online: Outubro 14, 2014, 16:25:24 pm »
Toz era da Tchecoeslovaquia..

Valeu !

Miguel

• Aço Inox
  • Dr. em ciências ocultas e letras apagadas
    • Ver perfil
« Resposta #38 Online: Outubro 15, 2014, 15:00:06 pm »
Na pelton das usinas a parte central da concha era afiada antes de sair para entrega.

A finalidade é não oferecer certa resistência à água porque os injetores da usina são muito possantes.
"Algum dia,  invariavelmente,  haveremos de encontrar com nós mesmos, e somente de nós vai depender que seja a mais amarga das horas ou nosso momento melhor"

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #39 Online: Outubro 15, 2014, 15:18:39 pm »
Mesmo não tendo necessidade vou dar uma desbastada na minha, não vou afiar , só dar uma quebrada.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #40 Online: Outubro 15, 2014, 15:39:30 pm »
Se tens uma queda d"água de 700 metros, tudo bem, rsrsr
"Algum dia,  invariavelmente,  haveremos de encontrar com nós mesmos, e somente de nós vai depender que seja a mais amarga das horas ou nosso momento melhor"

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #41 Online: Outubro 15, 2014, 15:51:42 pm »
Ela será usada de enfeite no laguinho, ainda em fase de projeto, não tenho água para tocar a roda com outra finalidade.

Miguel

• Aço Inox
    • Ver perfil
« Resposta #42 Online: Outubro 16, 2014, 14:24:49 pm »
É meio pesada para usar como roda d'água, vai precisar de bastante caldo, rs

Lee Ratt

• Visitante
« Resposta #43 Online: Outubro 19, 2014, 06:28:49 am »
Nas oficinas do Cambuci tinha uma máquina enorme que era uma mistura de torno, fresa e mesa.

Servia para lidar com as turbinas pelton de algumas usinas.

http://www.alterima.com.br/index.asp?InCdSecao=20&InCdEditoria=4&InCdMateria=12&pagina=&INVEN%C7%C3O+DA+RODA+PELTON

Tenho uma roda Pelton pequena, essa foto foi quando consegui, hoje já está pintadinha, uma belezura, mas não achei as fotos mais recentes.

Aí, Tonho, vc já pode construir uma dessas em miniatura, rs :
[youtube]n-uPsdHrnsQ[/youtube]
https://www.youtube.com/watch?v=n-uPsdHrnsQ

ALF

• Titânio
  • Aracitaba-MG
    • Ver perfil
« Resposta #44 Online: Outubro 19, 2014, 07:58:48 am »
kkkkk..

Templates: 2: index (default), Display (default).
Sub templates:6: init, html_above, body_above, main, body_below, html_below.
Arquivos de idioma:2: index+Modifications.english (default), index+Modifications.portuguese_brazilian-utf8 (default).
Folhas de estilo:0: .
Arquivos incluídos:17 - 528KB (show)
Acertos de cache:10: 0,00104s para 12.388 bytes (show)
Queries usada: 17.

[Mostrar Consultas]